sábado, 30 de novembro de 2013

A BD A PRETO E BRANCO (2) - As escolhas de Luiz Beira (2)



BURNE HOGARTH (1911-1996). 
Norte-americano, a sua obra é notória, praticamente pelo que desenhou na série "Tarzan", sendo considerado pelo seu cuidado a desenhar com pleno dinamismo a anatomia do corpo humano e de outros animais.
Vinheta de "Tarzan"
Hogarth foi, para muitos, o melhor de todos os desenhadores de "Tarzan"




CLAUDE AUCLAIR (1943-1990). 
Francês, tem obra de vulto ("Les Naufragés d'Arroyoka", "Simon du Fleuve", "La Saga du Grizzl", "Celui-là", etc). A que nos parece mais admirável e espectacular obra de luxo, é "Bran Ruz", onde explode maravilhosamente o seu grafismo.
Prancha de "Bran Ruz"
Prancha de "Simon du Fleuve"




DIDIER COMÈS (1942-2013).
Cidadão belga. Excluindo os dois primeiros tomos da série "Ergün l'Errant", praticamente só desenhou com toda a perícia, a preto e branco: "L'Arbre-Coeur", "La Belette", "Iris", "Eva", "Les Larmes du Tigre", etc, sendo a notável narrativa "Silence" a sua obra-mor.
Prancha de "Silence"
Prancha de "Dix de Der"


Nota: A rubrica "A BD a Preto e Branco" será subdividida entre as escolhas pessoais de Luiz Beira (10 posts e 30 autores) e de Carlos Rico (idem), num total de 60 autores! As duas imagens que ilustram a obra de cada autor foram criteriosamente escolhidas por Luiz Beira e Carlos Rico e por esta ordem serão sempre apresentadas.

2 comentários:

  1. Mais 3 interessantes propostas. Hogarth transportou-me de volta à infância. Comès surgiu obviamente mais tarde ;-) As pranchas escolhidas de Auclair são extremamente ricas em detalhes, tão próprio da BD europeia. Cá aguardo as próximas 3 ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grato pelas suas tão positivas palavras. Com o andar dos tempos, muitos valores do "preto-e-branco" irão aqui ser lembrados, uns por escolha minha e outros por escolha do Carlos Rico. Mesmo assim, alguns ficarão de fora, o que pode vir a ocasionar uma "segunda dose" talvez mais curta, noutro futuro...
      Um abraço
      Luiz Beira

      Eliminar