terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

NOVIDADES EDITORIAIS (213)

RETOUR SUR ALDEBARAN / 3 - ​Edição Dargaud. Autor: Leo.
A espantosa saga de ficção-científica "Les Mondes d'Aldebaran", parece que chegou ao fim. Tem cinco ciclos: "Aldebaran" (5 tomos), Betelgeuse (5 tomos), "Antares" (6 tomos), "Survivants" (5 tomos) e por fim, "Retour Sur Aldebaran " (3 tomos).
É uma saga fascinante e fantástica que o brasileiro Leo (aliás, Luís Eduardo Oliveira) nos propõe com os seus enredos e a sua arte. Leva-nos a mundos (planetas) bem distantes da Terra, onde os personagens vão viver e sofrer por situações e encontros inesperados.
Recorde-se que Leo, que é casado com uma madeirense, vive em Paris e que foi homenageado ao vivo na "Sobreda-BD/2000".
Agora, há que aguardar que esta saga tenha a sorte de aparecer com edição portuguesa...


FOLIA DE REIS - ​Edição Polvo. Autor: Marcello Quintanilha.
Nascido em Niterói (Brasil) em 1971, Marcello Quintanilha, reside em Barcelona (Catalunha) desde 2002. Tem obra sua editada em Espanha e na Bélgica. Já esteve no Festival-BD ​de Beja. A sua oba tem sido publicada entre nós pela Polvo. Tem uma arte cativante, realista e dramática, onde nos vai relatando muitos aspectos do Brasil real e sofredor, bem distante das imagens turístico-carnavalescas. É um Brasil amargo, mais autêntico no dia-a-dia.
Importa bem conhecer e continuar a acompanhar a arte deste talento brasileiro.


STRANGER THINGS EM CHAMAS - ​Edição Asa (Leya). Autores principais: Jodi Houser (argumento), Ryan Kelly (traço), Triona Farrell (cores) e Kyle Lambert, que nos apresenta uma belíssima capa. Tradução de Luís Santos.
Com base na série televisiva da Netflix, a obra oscila entre o fantástico e o terror e agarra bem o leitor desde o início. Muita aventura, muito mistério, muita angústia e muito sufoco. Para quem gosta do género, é uma obra imperdível. 
Trata-se de uma boa aposta das edições Asa, que no entanto, não se livra das nossas amigas perguntas: para quando a publicação de desenhistas portugueses, mesmo em outros temas e estilos? Vamos apostar?...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário