sexta-feira, 24 de junho de 2022

NOVIDADES EDITORIAIS (238)

OS RUFFIANS - Edição Gradiva. Autores: guião e traço de Yves Swolfs e côr por Julie Sweolfs. Tradução de Jorge Lima. É o segundo tomo da vigorosa série "Lonesome".
Implacável por fazer justiça, o cavaleiro solitário e sem nome indicado, mas certeiro no tiro, prossegue no encalço de um pregador fanático e cruel, Markhan...
Mas outras entidades vão armadilhando os seus intentos.
"Lonesome" é um western especial, notoriamente impiedoso, mas que agarra facilmente o leitor bedéfilo que se preze.


FAIT PAS TANT D'MANIÈRES! - Edição Glénat. Autor: Ralf König.
No nosso post da rubrica "Talentos da Nossa Europa", a 25 de Março de 2017, revelámos este impagável autor alemão. Aconselhamos a sua leitura ou releitura...
Digamos que Ralf König "não brinca em serviço". Pois não, uma vez que ultrapassa tudo com a sua delirante mordacidade. Ele diverte-se e diverte-nos a todos nós.
Nestas circunstâncias, as situações que aborda seriam bem dramáticas e algumas delas, até, angustiantes. No estilo humorísticos e suavizante, soltam-se as nossas gargalhadas. Aplausos, pois!



LE SCANDALE ARÈS - Edição Casterman. Autores, segundo Jacques Martin: o argumento é de Roger Seiter e a arte de Régric. É o 33.º tomo da série "Lefranc".
Guy Lefranc é destemido e corajoso, mas também demasiado curioso. E por estas qualidades, com frequência é envolvido em situações perigosas que não estão longe de ameaçar a sua vida.
É o caso desta narrativa: em Junho de 1940, dois misteriosos aviões franceses destruiram uma coluna de blindados alemães. Esta estranha vitória não está porem, registada nos arquivos militares!...
Bem mais tarde, Lefranc e os seus companheiros Marlène e Jules Meyer, começam a investigar este bizarro "silêncio"... Mas as autoridades militares e os serviços secretos franceses estão apostados em tramar as ideias de Lefranc e seus amigos...


MATTEO / QUINTA ÉPOCA - Edição Ala dos Livros. Autor: Jeran-Pierre Gibrat.
Tomo belíssimo, como aliás a série, aqui tudo se passa de Setembro de 1936 a Janeiro de 1939, durante a sangrenta e abominável Guerra Civil de Espanha.
É quase inacreditável tanta barbaridade, mas as guerras são assim, sobretudo se é uma guerra civil...
E tudo começou logo no início da Humanidade, pois segundo "A Bíblia", obra fantasiosa judaico-cristã, a lenda conta assim: Caim matou seu irmão Abel.
Que grande bronca!...


FAUNA - Edição: DitirambosBD. Autores: Joana Afonso, Ricardo Baptista, André Caetano, Raquel Costa, Nuno Filipe Cancelinha, Diogo Carvalho, Francisco Ferreira, Sónia Mota, Sofia Neto e Carla Rodrigues. 3.º tomo da colecção "Ditirambos".
Um "Ditirambo" não é apenas um canto em honra de Dionísio ou de Baco. "Ditirambos" é também uma antologia de autores portugueses, com diferentes técnicas e pontos de vista, que obedecem a dois únicos requisitos: trabalhar um tema em quatro páginas.
Depois do "Êxtase" e do "Abismo", temas escolhidos nos primeiros dois números desta curiosa e bem cuidada colecção (com excelente grafismo e impressão, diga-se), aí está a "Fauna" como ponto comum neste terceiro volume.
Um conjunto de oito histórias que se leem de uma assentada, algumas delas autênticas pérolas de virtuosismo gráfico como as de Joana Afonso, André Caetano ou Sofia Neto... entre outras.
Nota muito positiva para este projecto que - não duvidamos - continuará a progredir nos próximos números.
LB/CR

Sem comentários:

Enviar um comentário