domingo, 21 de março de 2021

HERÓIS INESQUECÍVEIS (74) - ASTÉRIX, OBÉLIX e... Companhia

O pequeno e valentão gaulês (mais a tribo a que pertence), Astérix, não se verga nem se deixa vergar. Pela histórica Gália - hoje França -, ele e os seus companheiros tornaram-se notáveis através de um outro império, via BD e o Cinema.
No expansionismo guloso do Império Romano, no norte da Gália existia uma irredutível aldeia. Aqui, um mundo de heróis invencíveis deram água pela barba aos ávidos romanos.
​Pela parceria do argumentista René Goscinny (1926-1977) e arte de Albert Uderzo (1927-2020), a 29 de Outubro de 1959 nasceu a impagável e imparável série humorística "Astérix", onde este herói mais o seu inseparável e anafado amigo Obélix (e o seu terno cachorrinho Idéfix) nos deixam plenos de riso pelas quase inconcebíveis paródias.
René Goscinny e Albert Uderzo

Primeiro álbum e primeira prancha de "Astérix"
Capa de "Astérix Legionário" (Ed. Dargaud, 1967)
Prancha de "Astérix Legionário"

Capa de "Astérix na Hispânia" (Ed. Hachette, 2000)
Prancha de "Astérix na Hispânia"

A série foi-se afrouxando após o passamento de Goscinny, pois Uderzo não tinha o devido estofo criativo para os enredos. Mas depois arrebitou com os continuadores...
Capa de "A Odisseia de Astérix", uma das aventuras do pequeno gaulês
onde Uderzo foi o autor de texto e desenhos.
Prancha de "A Odisseia de Astérix". De notar a caricatura de
Sean "James Bond" Connery...
Capa de "Astérix entre os Pictos", com texto de Jean-Yves Ferri e desenhos
de Didier Conrad (que mimetizou praticamente na perfeição a arte de Uderzo)
Prancha de "Astérix entre os Pictos"

Com crítica sócio-política muito capaz, personagens "terríveis" desfilam por esta série dos quais notificamos uns meros exemplos: Paronamix (​o druída), Júlio César (o senhor do Império Romano), Cleópatra (a rainha do Egipto), Abraracourcix (o chefe da aldeia), Assurancetourix (o sempre amado e sacrificado bardo), Falbala (a bela e boazona, apaixonada por Tragicomix), Decanonix (o enérgico quase centenário), Bonemine (a "primeira dama" da aldeia), Cétautomatix (o ferreiro), Ordralfabetix (o peixeiro) e tantos e tantos outros. Não se esquecem os infelizes piratas que são afundados sempre que esbarram com os gauleses.
Astérix e os seus companheiros de aventuras gauleses
Decanonix, Idéfix, Falbala, Panoramix, Ordralfabetix, Cétautomatix e Assurancetourix, alguns dos impagáveis personagens desta maravilhosa série

As narrativas de Astérix e seus parceiros têm sido editadas por uma boa dose de países, com Portugal incluído. 

Para além de ser editado em álbum, Astérix foi publicado
em revistas portuguesas como "Tintin" e "Jornal da BD"
Edições italiana e espanhola

Edições austríaca e inglesa
Edições chinesa e russa

E também chegaram ao Cinema e ao Cinema de Animação, onde não damos os totais aplausos...
Pelo Cinema de Animação (erradamente dito Desenhos Animados), existirão, não estou certo, cinco filmes: "Astérix, o Gaulês" (1967), "Astérix na Bretanha " (1986), "Astérix et le Camp du Ménhir" (1989), "Astérix in America" (1994) e "O Segredo da Poção Mágica" (2018).
"Astérix, o gaulês", filme de animação produzido em 1967

No Cinema com actores de carne e osso, constam quatro longas metragens, todas com o actor francês (hoje cidadão russo) Gérad Depardieu como um certíssimo Obelix: "Astérix e Obelix Contra César" (1999), "Missão Cleópatra" (2002), "Astérix nos Jogos Olímpicos" (2008) e "Ao Serviço de Sua Magestade" (2012). Por aqui, saliento a participação do actor Alain Delon como "Júlio César", no segundo filme mencionado, e o fiasco em "Ao Serviço de Sua Magestade" com um tão mau uso da grande actriz Catherine Deneuve...
À esquerda: Alain Delon como "Júlio César" no filme "Astérix nos Jogos Olímpicos".
À direita: Gerard Depardieu, o excelente e eterno Obélix

Heróis desta série também se registaram na Filatelia.

Em 2020, em Paris, foi inaugurada uma estátua em homenagem a René Goscinny. Esta escultura é, na verdade, uma réplica exacta de uma obra produzida para a entrada do Colégio Regional René Goscinny, em Drap (Nice).
Estátuas de Goscinny em Drap e Paris, respectivamente.
​Consta que, lá para Outubro do decorrente 2021, vai aparecer mais um álbum desta série. Venha ele!
​LB

Sem comentários:

Enviar um comentário