quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

​CAPAS (15) - FRANÇOIS CRAENHALS

François Craenhals (1926-2004)
Pelos tão notáveis desenhistas francófonos que admiro, três belgas se demarcam em absoluto e acima de outros seus compatriotas: Hergé (falecido), Hermann (felizmente ainda vivo, activo e em constante contacto) e o malogrado François Craenhals.
Nasceu em Ixelles (Bélgica) a 15 de Novembro de 1926 e faleceu em Paris (França) a 2 de Agosto de 2004, vítima de uma cirurgia que correu mal. Acontece!...​
Foi o primeiro desenhista estrangeiro a ser homenageado ao vivo, em 1986, na edição desse ano do salão "Sobreda-BD".
​Extraordinariamente afável, logo se apaixonou sem reservas por Portugal. 
Tornou à Sobreda, como convidado de honra, em 1990 e em 1992, e em 1998, para "Viseu-BD". Pela Sobreda, nos tempos disponíveis, perdia-se a admirar o sol e a contemplar o Oceano Atlântico nas praias da Costa da Caparica. Adorava comer o nosso peixe, pois confessou que o peixe português tinha a fama e o proveito de ser o melhor peixe da Europa. Foi também, desde a primeira hora, que provou o nosso vinho verde, do qual ficou adepto.
Em relação a Portugal, para além de alguma obra sua editada em periódicos e/ou álbuns, saliento o seu carinho e arte na colaboração amiga para publicações do Grupo Bedéfilo Sobredense. Tem obra imensa, como as famosas séries, "Chevalier Ardent", "Pom et Teddy" (incrivelmente inédita, via álbuns, em Portugal), "Os Quatro Ases", "Karzan", "Fantômette" (que ele detestou desenhar, o que só fez por imposição contratual da editora) e, uma variada construção de histórias curtas, donde também, a adaptação de filmes, como "Fort Bravo", "Ivanhoe", "A Oeste de Zanzibar", "Scaramouche", "O Prisioneiro de Zenda", etc.
Casou com a sua colorista, Martine Boutin, depois de ter enviuvado da primeira esposa.
Registam-se agora, algumas das suas marcantes capas.

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário