quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

NOVIDADES EDITORIAIS (211)


PLANETA PSICOSE - Edição Escorpião Azul. Autor: Ricardo Santo.
É loucura, loucura e tremenda loucura!... O português Ricardo Santo (aliás, Ricardo Santo Encarnação Machado), nascido em Leiria e a residir e a laborar em Barcelona, é um abençoado e "doidão" criador de Banda Desenhada.
Fantástico e convulsivamente a sacudir intensamente a pasmaceira idiota em que todos chafurdamos, com esta sua obra, "Planeta Psicose", tem a força bem atenta de agitar as massas que não estejam ainda fossilizadas ou encarneiradas por umas constantes e perigosas rotinas sócio-político-económico e culturais.
Todo o esquema desta magnífica narrativa com momentos um tanto desafiadores, deixa-nos sem fôlego. Tudo é confusamente diferente e, digamos, apavorante. Mas Ricardo Santo não está a "dormir na forma". Com um certo tipo de sarcasmo, desmonta todas as situações.
Para já, com plenos aplausos, apenas acrescentamos que é um verdadeiro fenómeno na BD Portuguesa. 
Parabéns, Ricardo Santo!


A LOJA - Edição Polvo. Autor: Derradé (aliás, Dário Rui Duarte).
Um autor espantosamente sarcástico, mordaz, irónico... significados de todo um mesmo. Um digno continuador, à sua maneira, das "ferocidades" de Aristófanes, Voltaire, Eça de Queiroz, Bernard Shaw, etc. E sem tréguas nem entretantos!
Nesta obra, Derradé, arrasta-nos para o mundo da Banda Desenhada com um delirante humor fora de série. Bravo, Derradé!
E não faltam por aqui, caricaturas do próprio, de Geraldes Lino, de José Freitas, de Álvaro, de Rui Brito, etc. E também, uns palavrões necessários e em conformidade com o nosso dia-a-dia. Mas outros "palavrões" parecem ser uma notória crítica ao "apagar" do idioma português: as expressões e palavras do imperialista idioma inglês...
Uma obra a ler por qualquer bedéfilo que se preze!


TINTIN, C'EST L'AVENTURE/6 - Edição Geo/Moulinsart.
É o n.º 6 desta ultra preciosa publicação (volumosa, confirme-se) trimestral, que abrange Novembro-2020 a Fevereiro-2021.
Este exemplar leva-nos para o mundo de "Tintin" a diversos e bem discutíveis aspectos do Insólito. Estranhos e bizarros fenómenos, terrestres ou extraterrestres, estão lá. Há que topá-los! 
Também com destaque neste exemplar: a bedê inédita (curta) de Romain Renard, a entrevista com Erik Orsenna, os registos de viagens por Jacques de Loustal e a belíssima e imperdível reportagem "Les Peuples de l'Himalaya".
Força, bedéfilos!


DOI ANI DE VACANTÁ - Edição Revers. Autora, segundo Jules Verne, Livia Rusz.
O francês Jules Verne é, sem dúvida, um dos mais universais autores de romances de aventuras, e não só, pois qual "vidente", criou no seu tempo e nos seus textos, espantosas situações e inventos que vieram a acontecer... Foi quase, um continuador de Leonardo da Vinci e de Nostradamus... Não acredita
?!... Se não acreditam, é porque vigora uma infeliz casmurrice nas vossas meninges. Dixit!
Quanto ao romance "Dois Anos em Férias", em Portugal, foi adaptado à BD por mestre Fernando Bento para a revista "Diabrete" (1941/1942).
Nesta versão, cabe-nos agora a vez de divulgar o álbum romeno "Doi Ani de Vacantá", pela talentosa Livia Rusz.
Admirável desenhista romena, nasceu a 28 de Setembro de 1930. Que brilhante veterana a tal se atreveu!
LB

2 comentários:

  1. Estou sem palavras. Muito Obrigado pela espantosa crítica e fico extremamente agradado que tenham gostado do livro. É para isso que o fazemos. Uma vez mais: Muito, mas mesmo muito Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Tal como o caro amigo Derradé, não posso deixar de agradecer os elogios e as palavras de incentivo! É sempre um sentimento de enorme gratificação perceber que se conseguiu tocar as pessoas nos sítios certos!

    ResponderEliminar