terça-feira, 5 de janeiro de 2021

CAPAS (11) - VITOR PÉON

Vítor Péon (1923-1991)
De seu nome completo, Vítor Amadeu Batista Péon Mourão, nasceu em Luanda (Angola) a 3 de Abril de 1923 e, bem doente, faleceu em Carnaxide a 5 de Novembro de 1991.
Tinha um "feroz" entusiasmo pelas artes a que se dedicava, como a Banda Desenhada, as colecções de cromos, o Cinema de Animação... 
Chegou a editar (apenas três números) o "Vítor Péon Magazine" e os efémeros periódicos "Valente" e "O Mariola".
Trabalhou e editou-se, em Portugal, Escócia, Inglaterra e França. 
Foi homenageado nos salões-BD da Sobreda, Amadora e Lisboa... pelo menos. A Vila de Sobreda (Almada) deu o seu nome a uma das ruas. A Filatelia também o não olvidou, pois o seu "herói" por excelência, Tomahawk Tom, figura num selo.
Sendo um dos maiores dos grandes desenhistas portugueses, toda a sua admirável e variada obra indicam-no a ser metido numa provável galeria dos nossos "Lendários"...
Está devida e merecidamente registado em "Dicionário dos Autores de Banda Desenhada e Cartoon em Portugal" (por Leonardo de Sá e António Dias de Deus), em "Bedeteca Portugal" (sob coordenação de José Vítor Silva) e pelos sítios na estranja "BD Gest" e "Lambiek Comiclopedia", não esquecendo os notáveis registos em duas edições especiais sob coordenação do nosso saudoso Jorge Margalhães e com edição da Camara Municipal de Moura, "O Western na BD Portuguesa" (em 2007) e "Vítor Péon e o Western" (em 2011).
​Abaixo reproduzimos algumas, apenas algumas (repetimos), das suas mais famosas e clássicas capas.

LB

1 comentário:

  1. Um dos nossos maiores artistas dos quadradinhos sem dúvida... bela homenagem.

    ResponderEliminar