terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

BREVES (79)


MOSTRA DE BD DE ODEMIRA CONTINUA A "MOSTRAR" TRABALHO...

A "BDTeca -14.ª edição da Mostra de Banda Desenhada de Odemira" prossegue com a sua interessante programação, no ano em que se assinalam os 20 anos da Biblioteca Municipal José Saramago e se pretende homenagear o seu patrono e a sua obra.
Iniciaram-se estas comemorações no passado dia 8 de Fevereiro com a inauguração da exposição de BD "A Viagem do Elefante", de João Amaral, uma adaptação da obra homónima de Saramago. A mostra ficará patente até 5 de Março, sendo que na próxima sexta-feira, dia 21, cerca das 10:30, haverá uma apresentação do álbum, dirigida ao público escolar, com a presença do próprio João Amaral.
Entretanto, na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, mantém-se (até 10 de Março) patente a exposição "ComEdu: Comics for Education", um projeto co-financiado pela Rota Jovem e apoiado pelo programa Erasmus+ e Kuš! Komikss (Letónia). Esta exposição resulta de um projecto que une participantes de três países - Estónia, Letónia e Portugal - e foca-se no uso da BD como ferramenta na educação não-formal, sobretudo com jovens e jovens adultos.
Nos dias 6 e 7 de Março haverá, ainda, workshops de Ilustração ("O teu sítio") e BD ("Banda Desenhada para pessoas que acham que não sabem desenhar"), o primeiro dirigido a alunos do ensino secundário e o segundo ao público em geral.
Mais informações podem ser conseguidas contactando a Biblioteca Municipal de Odemira (283 320 900).


BEJABD 2020 À VISTA!



​Com inauguração na noite de 29 de Maio, terá início o XVI Festival Internacional de ​Banda Desenhada de Beja.
​Para além das participações de Portugal, ​Angola e Brasil, outros países estarão bem ​representados - com predomínio de Espanha - ​como Itália, França e Inglaterra, e, em estreia, ​o Peru (com a presença de Martin López Lam) ​e o Egipto (com a presença de Shennawy).
​O cartaz, como sempre, é da autoria da bejense Susa Monteiro.
​Aqui voltaremos mais vezes a este assunto.




Jayme Cortez (1926-1987)
HOMENAGEM A JAYME CORTEZ EM BEJA

O BDBD, a 5 de Julho de 2015 sentidamente evocou Jayme Cortez, grande senhor da Banda Desenhada, tanto em Portugal como no Brasil, nascido em Lisboa a 8 de Setembro de 1926 e falecido em S. Paulo a 5 de Julho de 1987.
Agora, no Festival BejaBD 2020, vai ser condignamente comemorado (até que enfim!...), graças à correcta atenção de Paulo Monteiro e ao entusiasmo pleno do brasileiro Fábio Moraes, que é especialista na obra do mestre e artista em questão.
Cremos que é a terceira vez que Fábio Moraes vem ao Salão de Beja (onde é sempre bem-vindo). Porém, não vem só. Traz com ele duas emotivas  companhias: Jayme Cortez Filho e Simone Cortez, neta do homenageado.
Desde já, o nosso sincero primeiro forte aplauso.
Até ao momento, fica-se por esclarecer se é desta vez que uma certa editora nossa leva adiante a publicação de obras fundamentais de Jayme Cortez, conforme em tempos deu a entender que tinha essa ideia… Que assim seja!


MEMÓRIAS DE VASCO GRANJA

Até 2 de Maio pode ser visitada na Bedeteca da Amadora, a exposição "Vasco Granja apresenta: Caixa de Memórias".
Depois de ter estado exposta no último Festival da Amadora, esta exposição pretende continuar a viagem pela vida e obra do "pai da Pantera-Cor-de-Rosa".
Vasco Granja (1925-2009) foi um enorme divulgador da 9.ª Arte e do Cinema de Animação, tendo representado Portugal em alguns dos certames internacionais mais prestigiados como o Salão de Lucca (na Itália) ou o de Ângouleme (França).
Responsável por introduzir a expressão "Banda Desenhada" no nosso país, apresentou na RTP mais de mil(!) programas de Animação. Nestes, pudemos visionar, pela primeira vez, heróis norte-americanos como a Pantera Cor-de-Rosa, Droopy, Bugs Bunny ou Daffy Duck, entre muitos outros, para além de filmes produzidos e realizados na Europa de Leste e no Canadá.
Foi, também, fundador e colaborador da revista Tintin portuguesa e editou a segunda série da revista "Spirou".
Foi estas e muitas outras coisas mais... que poderão ser recordadas ou descobertas pelos nossos leitores, enquanto visitarem esta bela mostra.
A Bedeteca da Amadora está incorporada no piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Av.ª Conde Castro Guimarães, n.º 6.


JOSÉ RUY AOS QUADRADINHOS



José Ruy continua imparável. Desta vez os seus trabalhos estão expostos na Casa da Cultura - Bedeteca de Beja.
São cerca de cem desenhos e pranchas em exposição, desde os anos 40 até aos nossos dias, mostrando o percurso ímpar de um artista que se dedicou com rara paixão à banda desenhada.
Durante a inauguração - que contou com a presença do autor - houve lugar à projecção de um vídeo realizado por Manuel Monteiro (filho de Paulo Monteiro).
A mostra ficará patente até 18 de Abril.




Claire Bretécher (1940-2020)
FALECEU A ADMIRÁVEL
CLAIRE BRETÉCHER

Claire Bretécher nasceu em Nantes a 7 de Abril ​de 1940 e faleceu no passado dia 11 de Fevereiro.
​Senhora de talento e de um corajoso humor bem ​sarcástico e atrevido, deixa agora a tristeza pelo ​mundo bedéfilo por esta viagem sem regresso.
​Da sua vasta e tão apreciada obra, contam-se ​títulos (alguns são de séries), como "Agrippine", ​"Cellulite", "Le Destin de Monique", "Les Frustés", ​"Moments de Lassitude", "La Vie Passionnée de ​Therèse d'Avila", "Vive la Politique!", etc. Também pintora-retratista, pela BD publicou-se ​em revistas famosas e afins, como "Pilote" e ​"Spirou". Entre outros, trabalhou com Marcel ​Gotlib e Nikita Mandryka, com ambos criando a ​revista "L' Écho des Savanes".
Foi premiada em ​Angoulême, em 1982.
​Agora… Paz à sua alma!



ANIVERSÁRIOS EM MARÇO


Dia 04 - Carlos Baptista Mendes
​Dia 05 - Vítor Borges
​Dia 06 - Paul Teng (holandês)
​Dia 07 - Florence Magnin (francesa) e ​Peter Gross (norte-americano)
Dia 10 - Jorge Miguel
Dia 11 - Marc Bourgne (francês)
Dia 17 - Yves H. (belga)
Dia 23 - Miguel Ramos
Dia 26 - Ângela Gouveia
Dia 31 - Kas (polaco)

CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário