segunda-feira, 1 de julho de 2019

AS HISTÓRIAS QUE RESIDEM NA GAVETA (11) por José Ruy

A Lenda Japonesa com o título «As Duas Rãs Curiosas» começou a ser publicada na revista «ESPAÇO ABERTO» editada em Portugal, com redação no Porto, estando programada a publicação de um Almanaque no final do ano de 2013 com umas sete ou oito lendas.
Como descrevi no artigo anterior, durante esse ano esta lenda ia sendo inserida durante cinco números da «Alternativa» como promoção desse Almanaque.
Mas mais uma vez o projeto gorou-se.
A revista, que durante dois anos fora de distribuição gratuita, quando entrou no circuito comercial, o público reagiu mal em ter de compra-la, embora o nível gráfico e o conteúdo fossem da melhor qualidade, e o contributo das empresas que anunciavam não dava para cobrir a edição. Tiveram que suspender a publicação, e as «Lendas japonesas» voltaram para a gaveta onde têm permanecido por mais uns bons seis anos à espera de editor.
Efetivamente hoje em dia deixámos de ter um «Editor» com as características que eu lhe conheci até aos anos 90 do século XX. O empresário analisava com cuidado o original que lhe apresentávamos e se gostava, arriscava a edição. Até dava ao autor um avanço sobre as futuras vendas.
Hoje os editores (raras exceções) avançam com a edição se tiverem previamente a garantia da cobertura da despesa de produção, e nem precisam de ler o original, porque desde que o negócio resulte deixa de interessar o assunto que é publicado.
Portanto as edições, ou têm entidades que garantem a aquisição de exemplares de modo a salvar a despesa, ou o autor cobre antecipadamente esse custo com direito a ficar com uns tantos livros que procurará «vender».
Estas «Lendas Japonesas» ainda não tiveram essa sorte e por isso continuam inéditas.
Mas já que abri a «gaveta» para as arejar, aproveito para mostrar aos leitores do BDBD algumas que tenho prontas.
Volto a mostrar a primeira Lenda, «Amaterasu, a Deusa da Luz do Sol», que só tinham visto a primeira prancha da versão atual e a preto e branco. A história conta como esta Deusa, agastada pelas tropelias de um seu irmão, se recolheu a uma gruta fechando-se por dentro. De repente, a sua luz deixou de iluminar a Terra e o mundo mergulhou numa enorme noite.
O desfecho da história podem os caros leitores saber pelas páginas que se mostram.

No próximo artigo continuarei a mostrar outras lendas «engavetadas», como a que junto em esboço, só para vos dar um «cheirinho».

Sem comentários:

Enviar um comentário