quarta-feira, 24 de julho de 2019

BREVES (72)

36 "COLLAGES" ATÉ 31 DE JULHO
Até 31 de Julho (quarta-feira), ainda pode deslocar-se ao Clube Fenianos Portuenses (paredes meias com a Câmara Municipal da Cidade Invicta) para visitar a exposição "36 Collages", produzida e comissariada pelo bedéfilo entusiasta Jorge Santos que esclarece: «Das 36 “collages” agora expostas, dez delas procuram, numa missão perfeitamente impossível, mostrar desde o seu início (?), 1837, o percurso criativo e muitas vezes de excepção de várias centenas de autores que, por competência individual ou “em cima” de guiões de outros autores, se sucederam no século XIX e por todo o século XX. Nas restantes, vinte e duas são dedicadas a doze gigantes dos quadradinhos. Com exceção do Uderzo e do Segrelles, os restantes dez foram nados e idos no século XX, com o primus inter pares Harold Foster a colocar-se na história da 9.ª Arte como o paizinho de muitos deles…
Tirar do limbo do esquecimento e trazer estes autores (quase todos a viver noutra dimensão) de novo à vida e à luz que os enobrece e os distingue, e trazer a sua arte através da colagem dos “seus” materiais autênticos, correspondeu a uma experiência única que tenho muito gosto em partilhar…»
A exposição pode ser visitada todos os dias, entre as 14:00 e as 23:00 h.


CURSOS DE BD JUVENIS EM LISBOA E PORTO
O Centro de Formação Profissional GALILEU irá promover três novos cursos de BD durante Agosto, inseridos no programa Junior Bootcamp: Summer Edition, dirigido a jovens entre os 7-10, 11-13 e 14-16 anos.
Estes cursos, inéditos no currículo de formações da GALILEU, são designados Let's Talk: Do Guião à BD e têm a duração de 41 horas cada, decorrendo no Porto e Lisboa, sendo a formadora do último a autora Susana Resende.
Se gostam de banda desenhada, de comics ou mangá e sempre quiseram aprender a linguagem da narrativa visual, nestas formações vão descobrir como transformar uma história do texto à prancha sequencial, desenvolvendo competências comportamentais e técnicas, e divertindo-se ao mesmo tempo!
Let's Talk: Do Guião à BD (Lisboa)
Dos 7-10 Anos: 5 a 9 Agosto | Dos 11-13 Anos: 12 a 16 Agosto | Dos 14-16 Anos: 19 a 23 Agosto
Let's Talk: Do Guião à BD (Porto)
Dos 11-13 Anos: 5 a 9 Agosto | Dos 7-10 Anos: 12 a 16 Agosto | Dos 14-16 Anos: 26 a 30 Agosto
Informações complementares: Tel. 21 361 2200 | E-mail: Info@galileu.pt 


WEBCOMIC "OSSADAS DO OFÍCIO"
A banda desenhada colectiva Ossadas do Ofício, realizada pelos autores do mais recente colectivo de BD do país, Tágide, é uma narrativa sequencial feita em sistema cadavre exquis, que o grupo tem partilhado no seu blogue.
Esta iniciativa, que visa ser mais um propósito para os frequentadores colaborarem entre si nos encontros, realizados quinzenalmente na sala multiuso na Quinta do Pátio d'Água (Montijo), ainda está no começo mas reúne as improvisações sequenciais de talentos como António Coelho, Daniel Maia, Jorge Rodrigues, Maria João Fanica, Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa, Rui Serra e Moura, Shania Santos e Susana Resende, e aguarda-se a participação por mais talentos, entre os quase trinta membros do colectivo.
A BD, que se quer insólita e experimental, pede 1/2 página A4 por autor, fundindo as intervenções gráficas em pranchas que são depois carregadas no blogue, em jeito de webcomic. Podem ler as páginas já carregadas em tagidebd.blogspot.com



LUC FERRY EM PORTUGUÊS
​Nascido em 1951, Luc Ferry, é filósofo, político, ​ensaísta, historiador, tendo sido Ministro da ​Educação em França.
​Perito na Mitologia Grega, coordena a bela e ​didáctica colecção-BD, "La Sagesse des Mythes".
​Desta, a atenta editora Gradiva, iniciou recentemente ​a publicação em português. Bravo!
​Divulgaremos melhor o assunto, em devida ocasião, ​na nossa rubrica específica, "Novidades Editoriais".



O CARTUNE ESTÁ DE LUTO: FALECEU MORDILLO 
Guillermo Mordillo, o grande cartunista argentino, faleceu no passado dia 30 de Junho, em Palma de Maiorca, aos 86 anos.
Nascido em Villa Pueyrredón (Buenos Aires), a 4 de Agosto de 1932, Mordillo pautou a sua carreira pelo uso de cartunes sem palavras, mas com desenhos extremamente elaborados, o que lhe permitiu ser popular em todo o mundo.
O cartunista Zé Oliveira confirmava isso mesmo numa entrevista que fez há alguns anos ao colega argentino (e da qual aqui reproduzimos uma ou duas frases, com a devida vénia):
«(...) Contou-me como foi atraiçoado pelo 'sonho americano' quando acreditou que, emigrado nos EUA, ia desenhar animações do Popeye, quando, afinal, não lhe mandavam desenhar mais do que as bocas do marinheiro comedor de espinafres, muitas bocas, tantas quantas exigia o movimento de cada cena.
Farto dessa monotonia industrial, veio para Paris em 1963. Contou-me que, nessa aventura francesa, "a minha sorte foi ser mudo". E explicou: "como não falava francês, só podia produzir cartoons sem palavras".
Foi esse o segredo do seu sucesso, porque havia pouco disso.»
Até sempre, Mordillo!


ANIVERSÁRIOS EM AGOSTO
Dia 01 - Andrei Arinouchkine (bielorrusso)
Dia 03 - Miguel Montenegro
Dia 06 - Manuel Caldas
Dia 08 - Derib (suíço) e Ralf König (alemão)
Dia 10 - João Neves, Jean Graton (francês) e Christophe Blain (francês)
Dia 13 - Enrico Marini (italiano)
Dia 15 - Pedro Massano e Tozé Simões
Dia 17 - Álvaro
Dia 18 - Xabel Areces (espanhol)
Dia 27 - Nuno Saraiva
Dia 29 - José Manuel Vilela
Dia 30 - Cristina Morganiço e Óscar Alves (caboverdeano)
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário