sexta-feira, 6 de julho de 2018

A ILHA DO CORVO QUE VENCEU OS PIRATAS (16)

Caros leitores do BDBD, reatamos a evolução da execução da história «A Ilha do Corvo que Venceu os Piratas», em Banda Desenhada.
Neste momento, em fim de junho de 2018, a obra está impressa e vai ser lançada na Ilha do Corvo entre os dias 13, 14, 15 e 16 de julho.
Por deferência da «Nova Gráfica» instalada na Ilha de São Miguel, em Ponta Delgada, podemos mostrar todo o processo de impressão.

A gráfica ao receber os ficheiros digitalizados com as páginas e a capa do livro, faz a paginação em «deitados», para serem impressos nas máquinas Offset. Essa operação é realizada em computadores.
Pode ver-se um grupo de páginas arrumadas de modo a serem gravadas nas chapas de alumínio (antes era usado o zinco)...

...e a capa na versão em inglês. Repare-se que o desenho desta capa tem mais assunto para além do formato, em cima, em baixo e do lado direito, para que o papel depois de impresso se ajuste ao cartão e dobre para a parte de trás. Isto para a capa cartonada ou «capa dura», como é designado na «gíria gráfica». 

Agora o desenho já está gravado na chapa...

...que vai ser montada na rotativa a 4 cores que se vê na imagem seguinte.
As cores são impressas separadamente e por esta ordem, o amarelo, o azul, o magenta e o preto, por isso esta máquina Offset tem os 4 corpos ligados para que as cores sejam impressas em sequência.

Cada chapa é inserida no corpo respetivo, ajustada a um cilindro de aço, e vai transportar o desenho a um outro cilindro de borracha, que por sua vez imprime no papel. Offset quer dizer isso, «impressão indireta».

O operador controla na mesa digital, colocada junto ao extremo da máquina de Offset, o acerto de todas as cores e as forças da tinta, transmitindo a suas ordens para a rotativa, por via informática.
Todas estas operações que antes eram feitas manualmente, passaram atualmente a ser computorizadas.

Durante a impressão vão sendo retiradas provas, de espaço a espaço, na cadência da máquina, para ser comparada a fidelidade do que está a sair, em relação à primeira folha aprovada. A velocidade da impressão ronda as 7 e 8 mil provas por hora.

No outro ponto da rotativa entra o papel em banco...

...que depois de passar pelos 4 corpos...

...é depositado no tabuleiro do terminal da máquina já pronto. 

No próximo artigo: A dobra das folhas em cadernos, a cosedura com fio e a impressão das capas.

José Ruy 
30-VI-2018

1 comentário:

  1. Caro José Ruy,

    Seria possível saber quando o livro será apresentado no Continente (eventualmente numa Fnac ou Bertrand) com a sua presença?


    Cumprimentos,

    Mário Lisboa

    ResponderEliminar