segunda-feira, 23 de julho de 2018

NOVIDADES EDITORIAIS (151)

OEDIPE - Edição Glénat. Autores: Clotilde Bruneau (argumento), Diego Oddi (traço) e Ruby (cores), segundo Luc Ferry. Colecção “La Sagesse des Mythes”.
Sófocles foi um dos maiores autores de tragédias da Grécia Clássica. Da sua notável  obra, destaca-se brilhantemente a trilogia “Oréstia”, que se compõe com as peças, “Édipo Rei”, “Édipo em Colona” e “Antígona”.
Neste tomo-BD, abrangem-se os temas das duas primeiras, ou seja, do nascimento à morte de Édipo, após uma vida terrível e sofrida.
Profecias enganadoras (ou não) traçaram-lhe um destino bem trágico, apenas com a glória de ter decifrado o enigma da cruel Esfinge... De resto, tudo se vai cumprindo para a sua imensa desgraça!
Os estranhos deuses da Mitologia sempre foram caprichosos e usaram isso contra os humanos. Que tal uma leitura atenta da “Oréstia”?...
Destaca-se, neste tomo, a arte gráfica de Oddi e de Ruby.



LE LION PORTEUR DE LA FLAMME - Edição Dargaud. Autores: Richard Marazano (argumento) e Amad Mir (arte gráfica).
Este é o primeiro tomo da série “Zarathustra” (também conhecido como Zoroastro).
Segundo rezam as tradicionais crónicas, mais lendárias do que históricas, Zarathustra terá vivido no século VII antes de Cristo e foi um poeta e profeta persa. Terá sido também o fundador da primeira religião monoteísta.
De qualquer modo, é uma maravilha a narrativa da sua vida agitada e reformadora.



LE VOYAGE DE L’ARGO - Edição Glénat. Autores: Clotilde Bruneau (argumento), Alexandre Jubran (traço) e Scarlett Smulkowski (cores), segundo a obra-série “La Sagesse des Mythes” de Luc Ferry.
Da trilogia “Jason et la Toison d’Or”, este é o segundo tomo.
Aqui se inicia finalmente a grande e destemida viagem, a bordo da “Argos”, de Jasão e os seus valorosos Argonautas, rumo à distante Cólquida, onde reina o ambicioso e cruel Aiétes, possuidor do mágico Tosão de Oiro...
Jasão e os seus companheiros (Héracles, Perseu, Orfeu, etc) vão com a ideia de recuperar o famoso troféu, que fora roubado de Corinto, o reino de Jasão.
É então que Jasão conhece Medeia, filha de Aiétes, que é um tanto dada a práticas de feitiçaria...
Jasão e Medeia apaixonam-se perdidamente e é a princesa que tudo trai para ajudar Jasão na sua missão, fugindo depois com os Argonautas...
Veremos no terceiro e último tomo, o resultado amargo destas e outras sucessivas traições...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário