quarta-feira, 5 de julho de 2017

NOVIDADES EDITORIAIS (123)

MUSEU  GRÃO VASCO - Edição: Edições Esgotadas, Lda. Autor: João Amaral.
Certos temas adaptados à Banda Desenhada, como biografias, história de cidades ou de instituições, requerem alta sensibilidade e capacidade, para não resultarem numa obra cinzenta e bocejante... É na verdade, um grande desafio, mas há alguns desenhistas nossos que têm o devido talento para tal. E então, a obra resulta!
Neste exemplo positivo, está o álbum que João Amaral elaborou, “ Museu Nacional Grão Vasco, 1916-2016 - Em Busca da Arte Perdida”, a propósito do 1.º centenário do Museu Grão Vasco, de Viseu.
Amaral, que bem sofreu na sua construção, brinda-nos assim com um belo tomo histórico-didáctico, brilhando para além da sua arte gráfica, com um vivo argumento que desde o início nos entusiasma para uma salutar leitura. É uma obra muito digna.
Por isso, estão de parabéns, o autor e todas as entidades que o apoiaram.

 
O MUNDO DE GARFIELD - Edição: Verbo, do grupo Babel. Autor: Jim Davis.
O terrível e irresistível Garfield, oficialmente, comemora os seus 40 anos de idade em 2018. Aproveitando tal efeméride, a Verbo/Babel, arregaçou as mangas e publicou um álbum monumental, “O Mundo de Garfield, 1978-1983”, com 600 (exacto, seiscentas!) páginas.
Fenomenal! É uma obra obrigatória na bedeteca de cada bedéfilo que se preze!
Garfield, do norte-americano Jim Davis, é aquele gato anafado doido pela gastronomia italiana, admiravelmente cínico. Um pouco atrás, tem um concorrente, O Gato, do belga Philippe Geluck, que é também bem anafado, mas que em vez de cínico, vive ensopado na sua vaidade e na sua filosofia idiota.
Para já, os nossos parabéns ao Garfield, pelo seu aniversário!
 
 
AMAZONIE / 1 - Edição: Dargaud. Autores: argumento de Leo e Rodolphe, traço de Marchal e cores de Sébastien Bouët.
Esta série começou com a temporada “Kenya”, com cinco tomos e um integral. Seguiu-se “Namíbia”, também com cinco tomos. Agora, surge a terceira temporada, com “Amazonie”.
Tem uma heroína: a bela e temerária Kathy Austin, uma agente da secreta inglesa. E, por locais exóticos e perigosos, ela enfrenta destemidamente as anomalias da Natureza, extraterrestres, neo-nazis e outros figurões peritos em malfeitorias de todo o calibre.
E ficamos à espera da devida continuação...
LB

2 comentários:

  1. Gostei. Amigos de há muitos anos, C. Rico e L. Beira conseguem cativar-nos sempre com as notícias sempre actuais. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Amigo
      Muito grato pelo teu afectuoso comentário. O BDBD cá se vai esforçando correctamente através dos vários temas que aborda.
      Um grande abraço
      Luiz Beira

      Eliminar