terça-feira, 10 de março de 2015

A BD A PRETO E BRANCO (21) - As escolhas de Luiz Beira (11)

ARLINDO FAGUNDES (1945).
De seu nome completo Arlindo Terra Fagundes, nasceu em Ovar e reside em Braga. Desenhista, ilustrador e ceramista, viveu algum tempo em Lisboa e em Paris. Foi homenageado  nos Salões "FIBDA 2003" e "SobredaBD 2004". Colaborou para diversos periódicos e fez capas para muitos livros. Para além de ser igualmente cineasta, também leccionou fotografia. Na Banda Desenhada, a sua obra de honra é a série do herói "Pitanga", que, para além de uma ou outra história curta, tem os álbuns "La Chavalita", "A Rapariga do Poço da Morte " e "O Colega de Sevilha" (inédito).

Duas pranchas da série "Pitanga"




ARTUR CORREIA (1932).
Nasceu em Lisboa, onde reside. Cursou na Escola Industrial
Machado de Castro. Colaborou para uma infinidade de revistas, jornais e fanzines. Mestre do humor, tem vários álbuns publicados, ultimamente a cores. Da sua bela e invejável bibliografia, salientam-se "As Aventuras de D. João e Cebolinha", "O País dos Cágados", "O Roubo do Elefante Branco", "O Filho de Robin dos Bosques", "O Romance da Raposa", "As Descobertas a Passo de Cágado", etc, etc.
Duas pranchas de "O País dos Cágados" (1989)



CARLOS ALBERTO (1933).
Nasceu e reside em Lisboa. Desenhista, ilustrador, capista,
valoroso e magnífico pintor, é tambem um apaixonado pela Ópera e pelos gatos. A sua BD foi sobretudo, mas não só, publicada em "Mundo de Aventuras". Elaborou maravilhosamente uma colecção de cromos sobre a História de Portugal. Da sua 9.ª Arte, salienta-se "O Infante Santo", "A História Maravilhosa de João dos Mares", a fabulosa biografia de Camões, "O Combate de Pembe", "O Almirante das Naus da Índia", etc. O seu "Camões" a preto-e-branco (posteriormente reeditado a cores), é mais do que notável.
Prancha de "Camões, sua Vida Aventurosa"
Prancha de "O Almirante das Naus da Índia"

2 comentários:

  1. Três boas escolhas da diversidade e mestria dos nossos desenhadores de quadrinhos.
    Obrigado por estas pranchas em grande formato e boa nitidez, merecedoras de apreço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo A. Santos:
      Estas suas palavras, que sentimos como fortemente sinceras e de compreensivo e alto incentivo, só nos dão salutar coragem para continuar... Muito e muito obrigado.
      Com todo o carinho bedéfilo
      Luiz Beira e Carlos Rico

      Eliminar