sexta-feira, 6 de março de 2015

DE ACTORES A HERÓIS DE PAPEL (7) - LOUIS DE FUNÈS

Louis de Funès (1914-1983)
A 31 de Julho de 1914, em Courbevoie (França), nasceu Louis Germain David de Funès Galarza, filho de pais espanhóis voluntariamente exilados em França e neto, do lado materno, de um casal luso-espanhol. Estava predestinado a tornar-se num dos maiores e mais divertidos actores cómicos da Europa, tendo apenas como “adversário” o italiano Totó, com quem contracenou em dois filmes: "Totó Contribuinte" (I Tartassati) e "Totó em Madrid" (Totó, Eva e il Penello Proibito).
Falamos pois desse extraordinário comediante, Louis de Funès que, com um estilo muito próprio, delirou plateias e plateias com as suas vivências no palco e na tela.
No entanto, a sua infância e mesmo a adolescência, não foram nada fáceis. As Grandes Guerras marcaram-no bem, num crescimento rodeado de angústias... Devia ser pianista e chegou a tocar em alguns bares e cabarés, mas o seu íntimo apontava-lhe outra carreira: a de actor. E ficava bem feliz quando notava o público a aplaudi-lo e a rir-se. Começou pois por pequenas interpretações... Aliás, muitas vezes funcionou em simultâneo, no Teatro, no Cinema e ao piano.
E quando já estava bem na vida, nas horas vagas, adorava cuidar apaixonadamente do seu roseiral.
Falando também castelhano e inglês, casou duas vezes. Com a primeira mulher, Germaine Carroyer, donde o filho Daniel Charles, foi uma união forçada que acabou em divórcio. Depois casou com Jeanne, mãe dos seus filhos Patrick e Olivier, que seria sempre o seu grande amor, cúmplice, aliada e incentivadora.
Recebeu o título honorífico de Cavaleiro da Legião de Honra de França em 1973.
Selo postal com
Louis de Funès (1998)
Os correios franceses editaram em Outubro de 1998, um selo com a sua figura.
Dos seus filhos, Patrick seguiu Medicina e Olivier também seguiu outro caminho apesar de ter participado com ele em seis filmes (“Fantomas Passa ao Ataque”, “O Grande Restaurante”, “As Férias Grandes”, “O Avôzinho Congelado”, “O Homem Orquestra” e “Numa Árvore Empoleirados”), tornou-se piloto da Air France. Apenas a sobrinha, Isabelle de Funès, seguiu a carreira de actriz.
Louis de Funès contracenou com diversos nomes notáveis, como Daniel Gélin, Jean Marais, Jean Gabin, Mylène Demongeot, Annie Girardot, Coluche, Fernandel, Geraldine Chaplin e Yves Montand.
De outros colegas com quem frequentemente actuou, foi particularmente amigo de Claude Gensac (que ele exigia que figurasse nos respectivos elencos), Michel Galabru, Paul Preboist e Bourvil (“Mentira de Abril”, “O Oportunista” e “A Grande Paródia”), cuja morte por cancro muito o abalou. 
Louis de Funès faleceu, por ataque cardíaco, a 17 de Janeiro de 1983, em Nantes.
Da sua extensa e memorável filmografia, para além dos títulos atrás citados, salientamos “Táxi, Roulotte e Corrida” (1958), “O Gendarme de Saint Tropez” (1964, sendo o primeiro que teve mais cinco sequelas, nem sempre felizes),
“Oscar “(1967), “O Pequeno Banhista”(1968), “A Mania das Grandezas”  (1971), “As Aventuras do Rabi Jacob” (1973) e “Encontro com os Extraterrestres”(1981).
Alguns dos melhores filmes de Louis de Funès

Via Banda Desenhada e artes afins, temos:

- Duas biografias, sendo uma pelo canadiano quebequense Jocelyn Jalette...

...e a outra, desenhada por Alexis Chabert.

- A participação como “actor-BD”, sob o traço de Morris, no álbum “O Bandido Maneta”, da série “Lucky Luke”...

...e na revista "Pif Gadget" (# 271, Maio de 1974), como personagem numa história de Gil Das e Cabrol.
   
- Referência, também, para uma BD em prancha única, desenhada por Cabu, um dos cartunistas que foi vítima no atentando terrorista sofrido pelo jornal satírico "Charlie Hebdo", em Janeiro último. 

- Não esqueçamos, também, os retratos caricaturados por Charles Da Costa, em dois álbuns já aqui divulgados.
Funès numa cena de "A Grande Paródia", sob o traço de Da Costa
Cena de "A Mania das Grandezas", com Yves Montand e Louis De Funès,
numa caricatura de Da Costa
   
- Ainda pela Caricatura, elas são imensas. Salientamos as de Philip, Ricor e, sobretudo, a que foi elaborada pelo também saudoso Tibet.
Caricatura de De Funès e André Raimbourg (Bourvil), pelo traço de Phillip
Caricatura de De Funès por Tibet
De Funès visto pelo caricaturista Ricor
E agora, toca a rever Louis de Funès ou... ou a descobri-lo!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário