domingo, 2 de março de 2014

HERÓIS INESQUECÍVEIS (24) - O CAVALEIRO BRANCO

Excluindo a versão "integral", as aventuras na Idade Média deste tão popular herói englobam 13 álbuns. O primeiro tomo, que abarca três episódios, tem argumento de Raymond Macherot (1924-2008) e arte de Fred Funcken (1921-2013).
Entretanto, Funcken conhece, apaixona-se e casa com Liliane, que passa a ser também a sua constante parceira nos argumentos, traço e cores (exceptuando o décimo álbum, "Le Trésor des Cathares", que teve argumento de Didier Convard).

Raymond Macherot, Fred e Liliane Funcken e Didier Convard

Em pleno século XIII, quando Jehan de Dardemont e o trovador seu amigo Tristan regressam das Cruzadas a França, deparam com este país em lutas angustiantes ante a ferocidade de opressivos e poderosos senhores e um povo cada vez mais sofredor e explorado. Todavia, há um misterioso justiceiro: o Cavaleiro Branco. Este é, nem mais nem menos, que o pai de Jehan.
Falecido o defensor dos oprimidos, Jehan assume, por sua vez, a identidade do Cavaleiro Branco.
Esta série estreou-se a 7 de Outubro de 1953 na edição belga da revista "Tintin". Em Portugal, estreou-se a 1 de Janeiro de 1955, no n.º 157 do "Cavaleiro Andante", onde os três episódios, sob o título comum do nome da série, foram
sucessivamente publicados. 
Em 1960, foi a vez de "Sem Piedade" (o 3.º álbum) e em 1962, "O Agressor Desconhecido" (o 6.º tomo), tendo, neste mesmo ano, sido publicado o episódio "A Sombra do Gládio" (o 8.º tomo) no n.º 95 da colecção "Álbum do Cavaleiro Andante".
Prancha de "Sem Piedade"
Prancha de "O Agressor Desconhecido"

Para tristeza de um largo número de bedéfilos portugueses, cremos que não consta mais nenhuma edição entre nós, o que nos tem mantido privados de admirar, pelo menos através desta maravilhosa série, a obra de Liliane e Fred Funcken, onde, para além da aventura pela aventura dos enredos, há o rigor do retrato da época através da arte gráfica que aí consta.
Note-se que muito e muito têm a aprender os novos (desenhistas e argumentistas) com a obra de aposta auto-exigente dos Funcken, em especial com a série "Cavaleiro Branco". Por outro lado, estes álbuns mostram entusiasmantes lições e cultura da História. Pois, amigos, o saber não ocupa lugar!..
LB


Prancha de "L'Héritier de la Horde d'Or"

"Le Trésor des Cathares", único álbum, até ao momento, com argumento de Convard


Prancha de "Le Nectar Magique"

Sem comentários:

Enviar um comentário