quarta-feira, 5 de março de 2014

A BD A PRETO E BRANCO (8) - As escolhas de Luiz Beira (8)

JOSÉ MANUEL SOARES (1932). 
Português (infelizmente acamado há uma porção de anos), para além da sua admirável Pintura, tem muitas criações na Banda Desenhada, embora poucas em álbum. Salientamos: "Zeca", "De Angola à Contracosta", "Luis Vaz de Camões", "O Morcego de Veludo" e ainda, com bela distinção, "A Ala dos Namorados".

Prancha de "A Ala dos Namorados"
Prancha de "Luis Vaz de Camões" (edição da C.M. Odemira)



JOSÉ MUÑOZ (1942). 
Nasceu na Argentina, mas reside há muito em Barcelona onde, em parceria com o seu compatriota Carlos Sampayo, tem criado os mais notáveis exemplos da sua arte. De aplauso, as séries "Alack Sinner, Detective Privado" e "Carlos Gardel, a Voz da Argentina".


Prancha de "Nicaragua"
Prancha de "Alack Sinner"


JOSÉ PIRES (1935). 
Nascido em Elvas (Alentejo), reside desde há muitos anos na região de Lisboa. Tem obra publicada em Portugal, Bélgica e França. Para além do seu tão apreciado traço a preto e branco, também enveredou pela cor e, ultimamente, elabora a sua arte com apoio do computador. Foi homenageado na Sobreda e em Moura.


Prancha de O Perro Negro: "Sangue Bretão"
Prancha de "A Dama Pé-de-Cabra" (inédito)

Nota: A rubrica "A BD a Preto e Branco" é subdividida entre as escolhas pessoais de Luiz Beira (10 posts e 30 autores) e de Carlos Rico (idem), num total de 60 autores! As duas imagens que ilustram a obra de cada autor foram criteriosamente escolhidas por Luiz Beira e Carlos Rico e por esta ordem serão sempre apresentadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário