quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A BD A PRETO E BRANCO (1) - As escolhas de Luiz Beira (1)

Com jeito vai... a preto e branco

Quando eu (LB) fui desafiado pelo meu sócio (CR) do BDBD para abordar o tema da Banda Desenhada a preto e branco, logo disse que sim. Todavia, caí em mim, mas já era tarde para recuar... É que o tema é muitíssimo vasto e comporta uma multidão de maravilhosos desenhistas a trabalhar assim o seu grafismo. Teria de escrever um Tratado sobre o assunto e não um post.
Após desgastante pesquisa, houve ainda a devida selecção dos exemplos...
E lá acabei por optar por uns quantos, segundo a minha pessoal admiração e o meu pessoalíssimo gosto. Portanto, este post é apenas uma achega ao que tanto se tem escrito sobre este tema.
De resto, não sou contra a côr. Há muita BD valorosa e especificamente assim criada e apresentada. Mesmo assim, é preciso cuidado, pois frequentes vezes, o aparente deslumbramento do technicolour, esconde as insuficiências ou mediocridades de verdadeiro e capaz grafismo.
Em certos exemplos aqui registados, optei, em vez da prancha inteira, pela sequência ou pela vinheta. Sem agrupar pelas nacionalidades dos desenhistas, os nomes surgem por ordem alfabética e, dos vivos, indico apenas o ano de nascimento. Mesmo assim, por conveniência, os textos são curtos, estilo telegrama... O importante é o observarmos, com humildade, a beleza notável do grafismo destes desenhistas. A muitas criações surgidas a preto e branco, mais tarde, foi-lhes criminosamente dada a côr!...(Tudo estragado!).
Ora então, vamos lá com os primeiros três autores:


ALBERTO BRECCIA (1918-1993). Dado como argentino, nasceu porém no vizinho Uruguai e não nos consta que tenha optado pela nacionalidade do país de adopção... É um dos "intocáveis" mestres da Banda Desenhada mundial, com vastíssima obra ("El Eternauta", "Sancho Lopez", "Puno Blanco", etc), mas a sua indiscutível obra-prima, que criou com o argumentista Héctor Oesterheld, é "Mort Cinder".
"Mort Cinder", por Alberto Breccia
Vinheta de "Mort Cinder"



ALEX RAYMOND (1909-1956). Um incontornável "peso pesado" da BD norte-americana. Criou diversas e famosas séries, depois continuadas por outros, como "Jungle Jim", "Rip Kirby" e "Secret Agent X9". De qualquer modo, das séries que iniciou, a que está no topo do pódio é, sem dúvida, "Flash Gordon".
Vinheta de "Flash Gordon"
Prancha de "Flash Gordon"


AUGUSTO TRIGO (1938). Nascido na cidade de Bolama (na actual República da Guiné-Bissau), tem cidadania portuguesa. O seu traço, bem cuidado e preciso, é sempre digno de admiração. Na sua obra, constam, entre outras, as narrativas "O Visitante Maldito", "A Sombra do Gavião", "Kumalo" e, talvez no topo, "Luz do Oriente".


Prancha de "Luz do Oriente"
Prancha de "Kumalo"

Nota: A rubrica "A BD a Preto e Branco" que hoje iniciamos, será subdividida entre as escolhas pessoais de Luiz Beira (10 posts e 30 autores) e de Carlos Rico (idem), num total de 60 autores! As duas imagens que ilustram a obra de cada autor foram criteriosamente escolhidas por Luiz Beira e Carlos Rico e por esta ordem serão sempre apresentadas.

10 comentários:

  1. Que bom que foi ver Breccia a inaugurar esta rubrica. E as pranchas escolhidas do Trigo são passíveis de ser admiradas por horas a fio... Venham mais 57! :-)
    Abraço,
    Nuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno
      Muito obrigado pelas suas gentis palavras.
      Saudações bedéfilas
      Luiz Beira

      Eliminar
  2. Excelente rubrica, que não poderia ter começado de melhor forma, com três autores que são mestres absolutos da BD a preto e branco, embora, no caso de Raymond, o seu Flash Gordon tivesse sido publicado nos suplementos coloridos dos jornais. O mesmo se passou com o Kumalo, desenhado pelo Trigo, que teve direito a um álbum a cores, mas nada supera a versão a preto e branco.
    Parabéns ao Luiz Beira pelo texto de apresentação, pelas escolhas, e ao Carlos Rico pela parte técnica. Já agora envolvo ambos num grande aplauso pela ideia.
    Abraços do
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Jorge
      Bem tocantes as tuas amigas palavras. Um belo incentivo para nós.
      Um abração do
      Luiz Beira e do Carlos Rico

      Eliminar
  3. excelente post, e para começar muito boas escolhas.Entre tantas obras que gostaria de ver publicadas integralmente em Portugal, Mort Cinder é uma delas. Que pena a Asa só ter publicado o primeiro volume. Adorei a inclusão de Augusto Trigo de uma excelência no desenho a diversos níveis. Poucos desenahdores conseguem ter um apuramento em tantos aspectos como o Augusto Trigo (desenha tudo bem). o trabalho a preto e branco é muito mais clarificador da qualidade do artista. Talvez porque a minha educação nas artes bedéfilas tenha sido feita principalmente no Mundo de Aventuras, tenho um gosto especial pelo preto e branco que, na minha perspectiva, tem uma beleza muito própria e introduz desafios completamente diferentes ao artista. Adorei. Venham mais 57.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Letré
      Estamos muito gratos pelas suas encorajadoras palavras. Quanto à Asa, pois é, de vez em quando desnorteia-se...
      Um grande abraço do
      Luiz Beira e do Carlos Rico

      Eliminar
  4. Caros amigos Luiz Beira e Carlos Rico, aplaudo a rubrica e a seleção feita. Não se esqueçam do Milton Cannif e do Fred Harman, também muito bons no preto e branco. O nosso Eduardo Teixeira Coelho, principalmente no «Cerro dos Enforcados, é excelente.
    Continuação de bom trabalho com um abraço amigo
    José Ruy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo José Ruy:
      As sugestões que faz no seu comentário são muito oportunas e demonstram bem o interesse que a BD a preto e branco desperta nos nossos leitores. Embora o que conte nesta rubrica sejam, de facto, as nossas escolhas (com tudo o que isso tem de subjectivo), seria muito interessante que - tal como o José Ruy - cada comentador nos deixasse também uma ou duas sugestões, de modo a que, no final da rubrica (que prevê, para já, 20 posts!) se veja quais os autores que reuniram maior consenso no meio bedéfilo. Entre tantos e bons desenhadores, alguém terá de ficar, forçosamente, para trás pois não poderemos falar de todos.... Em todo o caso, quanto ao ETCoelho e ao Milton Caniff, a seu tempo serão aqui referidos pois já estão dentro das escolhas do LB. Quanto ao Fred Harman, ele faz parte da lista de CR pelo que estamos em rigorosa sintonia!
      Um grande abraço e obrigado pelo seu comentário
      Carlos Rico e Luiz Beira

      Eliminar
  5. Sou um fã dos trabalhos de Augusto Trigo, que possui obras excelentes a preto e branco. Sendo um autor que chegou tarde à BD, apareceu sempre com trabalhos de elevada qualidade, como o mostram estas 2 páginas aqui publicadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Colecionador:
      Subscrevo por completo o seu comentário.
      Aproveito para o felicitar pelo excelente blogue que coordena.
      Um abraço
      Carlos Rico

      Eliminar