sexta-feira, 9 de novembro de 2012

AMADORABD 2012: O BDBD ESTEVE LÁ!

Cartaz do Amadora BD 2012, com desenho de Paulo Monteiro
Oficialmente, a 23.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora começou a 26 de Outubro e terminará a 11 de Novembro. Mas, já antes da inauguração oficial, outras manifestações afins tiveram lugar, até em espaços da cidade de Lisboa. O BDBD  visitou algumas vezes esta grande festa da 9.ª Arte.

José de Matos Cruz, Jorge Magalhães, Luiz Beira, Jhion (João Amaral)
e Miguel Perez durante o lançamento de "Cinzas da Revolta"
Não podíamos estar em todas as mais marcantes ocasiões, de tão espalhadas e com datas tão diversas ante as efemérides...
Mas eu (LB), fui à apresentação-lançamento do álbum "Cinzas da Revolta", acontecido na ex-livraria Buchholz, hoje Livraria Leya-Buchholz, na Rua Duque de Palmela, em Lisboa. A par, uma exposição de pranchas. Havia muita gente bedéfila interessada e curiosa. Os autores, João Amaral (agora Jhion) e Miguel Peres, foram apresentados por Maria José Pereira (da editora Asa/Leya) e Nelson Dona (o coordenador do Festival da Amadora). Aconteceu a 19 de Outubro, às 19 horas, seguindo-se um Porto/Moscatel de Honra.
Maria José Pereira, Cyril Pedrosa e Mathieu Sapin, durante
a apresentação do álbum "Portugal".
A 25 de Outubro, volto a representar o BDBD numa sessão de luxo no Institut Français du Portugal (Rua Luís Bívar, 91 em Lisboa), onde, às 21:30 horas, se deu início à sessão, com a digna presença do Sr. Embaixador de França em Lisboa (Sr. Pascal Teixeira da Silva, descendente de portugueses). Foi a apresentação biográfica de Cyril Pedrosa (em especial pela edição em português, via Asa, do seu tão premiado álbum "Portugal") e de Mathieu Sapin (casado com uma portuguesa, que fala português e que está entre nós a documentar-se para uma BD localizada em Lisboa). Cyril, por sua vez, que lá vai começando com todo o empenho a captar o idioma dos seus antepassados, é neto de portugueses. Maria José Pereira conduziu este bela sessão. Houve depois um pertinente diálogo entre vários dos presentes e os dois artistas franceses.
(Curiosidade à parte: o Sr. Embaixador Pascal Teixeira da Silva e Cyril Pedrosa são franceses descendentes de portugueses e eu, português, sou neto de uma francesa!...).
E o BDBD tornou, agora, mesmo à Amadora (Fórum Luiz de Camões) a 28 de Outubro e a 3 de Novembro (desta vez, já fui acompanhado pelo "sócio" Carlos Rico e pelo fotógrafo Orlando Fialho,de quem são algumas das fotos que ilustram este texto).

Sessão de autógrafos: um dos pontos de interesse do festival.
Foram lançados vários álbuns e houve animadas sessões de autógrafos. Muitos desenhistas portugueses de várias gerações e, ante as gratas presenças estrangeiras nesta edição do AmadoraBD, salientamos as dos franceses Cyril Pedrosa, Fabrice Néaud, Edmond Baudoin e Mathieu Sapin, os brasileiros Mike Deodato Jr. e Sama, a catalã Laura Pérez Vernetti, o holandês Peter Pontiac, o suíço Zep, a belga Dominique Goblet e os norte-americanos Carol Tyler e Justin Green, entre outros mais.
A concluir, passo (eu, LB) a palavra a CR (Carlos Rico),que fará o sincero "julgamento" desta festa-BD:

Não sendo habitualmente responsável pelos textos deste blogue, aproveito a oportunidade para deixar aqui os meus parabéns a toda a equipa do Nélson Dona e da Cristina Gouveia por terem conseguido erguer, um ano mais, um festival com a dimensão e a qualidade do Amadora BD. Este facto é justamente de realçar atendendo ao período de "vacas magras" que estamos atravessando e que tem servido de desculpa para adiar, parar ou até mesmo eliminar tantas coisas boas neste país... Felizmente o Amadora BD sobrevive ao "tsunami" (o festival de 2013 parece estar confirmado) e isso é já uma excelente vitória para quem gosta de banda desenhada.
Poder-se-ia pensar que este facto teria afectado a qualidade do festival. Puro engano já que a organização caprichou nas exposições (aliás, já o ano passado assim acontecera). De todas, destaco duas.
Exposição sobre os 50 Anos do Homem-Aranha
Os 50 Anos do Homem-Aranha foram comemorados de forma brilhante, com uma cenografia e um conteúdo que - tenho a certeza - perdurará na memória de todos durante muito tempo (o pormenor da tarântula a guardar a revista n.º 1 foi genial!). O conjunto de originais expostos (cedidos pelo Museo del Fumetto de Milão, por alguns coleccionadores e pelos próprios autores, em alguns casos) é de respeito pois apresenta nomes como John Romita Sr. e Jr., Sal Buscema, Larry Lieber, entre outros, aos quais se juntaram (e muito bem!) os nossos Nuno Plati e Filipe Andrade. Tivemos, também, a presença de Mike Deodato, um dos grandes desenhadores do aracnídeo, que espalhou autógrafos e simpatia pelos inúmeros fãs portugueses que, pacientemente, aguardavam pela sua vez. Nota dez para o brasileiro!
Exposição de Paulo Monteiro
Também gostei muito da exposição dedicada a Paulo Monteiro, com uma cenografia excelente, a fazer lembrar o interior de um monte alentejano (as cores e a textura das paredes estavam perfeitas!), para além das magníficas pranchas e ilustrações do Paulo, que continua com a sua carreira "de vento em popa", agora preparando-se para publicar "O Amor Infinito que te Tenho" em vários países da Europa. Estivemos à conversa (mais o filho dele, o "Manel") e recordámos os bons velhos tempos em que o Paulo, a Susa e muitos outros elementos do Atelier Toupeira vinham até Moura e nos ajudavam a montar algumas exposições dos salões Moura BD, até às tantas da manhã, no 1.º andar do Mercado Municipal (um abraço aos "Toupeiras", como nós, carinhosamente, os tratávamos aqui em Moura!)...
Voltando ao Amadora BD, devo dizer que, mais uma vez, não consegui ver todo o festival atendendo à distância entre os diferentes núcleos. Para quem vem de longe, como eu, e com o tempo contado, não há alternativa possível: é ver o núcleo principal a correr, conversar um pouco com amigos e colegas, estabelecer alguns contactos para o salão de Moura, correr para os Recreios da Amadora para ver um pouquinho da entrega de Prémios e pronto, está feito! 
Em resumo, a visita ao festival da Amadora recomenda-se a todos os que, como nós, têm o gosto pela 9.ª Arte. Aproveitem e passem por lá este fim-de-semana...

Exposição "Autobiografia"

Exposição de Ricardo Cabral

Exposição de Victor Mesquita

Exposição de Zep ("Titeuf")
Victor Mesquita folheando o fanzine sobre Franco Caprioli, editado recentemente pela Câmara de Moura

Baptista Mendes e Eugénio Silva, à conversa
A exposição de Paulo Monteiro e, ao fundo, a dos 50 Anos do Homem-Aranha
Exposição de José Carlos Fernandes
Zona de leitura


Sem comentários:

Enviar um comentário