domingo, 31 de outubro de 2021

BREVES (99)

AMADORA BD TERMINA AMANHÃ
Decorre até amanhã, 1 de Novembro, o 32.º Festival Internacional de Banda Desenhada - Amadora BD 2021, que este ano voltou à fórmula presencial mas, em contrapartida, com o núcleo principal das exposições a decorrer num espaço diferente - o Ski Skate Amadora Park - em virtude de o Fórum Luís de Camões estar ocupado como Centro de Vacinação Covid.
Este núcleo principal alberga as exposições (cujos destaques maiores vão para "80 anos de Diana, a Mulher Maravilha: guerreira e pacifista", "75 anos de Lucky Luke: Herdeiros de Morris", "Comic Heart - coletiva de autores portugueses", "Drácula, de Georges Bess" e "Corvo V: Inimigos íntimos") mas também a zona de venda de álbuns, revistas e fanzines BD (junto da qual acontecem os lançamentos, apresentações, debates e autógrafos).
Os outros núcleos serão a Galeria Municipal Artur Bual (que alberga, até 14 de Novembro, duas excelentes exposições: "O bom filho à casa torna", uma retrospetiva de Jorge Miguel, e "Marcello Quintanilha: Chão de estrelas") e a Biblioteca Fernando Piteira Santos (onde ficará patente, até Fevereiro, a exposição "Desvio", de Bernardo P. Carvalho e Ana Pessoa).
A programação pode ser consultada no site do Amadora BD.


PAULO MONTEIRO NA IRUDIKA
Paulo Monteiro, Director do Festival Internacional de Beja e da Bedeteca de Beja, esteve em Vitoria-Gasteiz, no País Basco, para participar no "Irudika – Encontro Profissional de Ilustração", um dos eventos mais importantes da Europa no que diz respeito ao desenho e à ilustração, que decorreu entre 28 e 30 de Outubro.
Segundo palavras do próprio Paulo, a intenção foi "fazer várias intervenções acerca do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, acerca da banda desenhada portuguesa e sobre o futuro Museu da BD."
De referir que amanhã, dia 1 de Novembro, às 16h30, Paulo Monteiro estará no Festival Amadora BD para falar destes mesmos temas.


MOSTRA DE TRABALHOS DE RICARDO NETO
Imagem: facebook de Arte Núcleo - Mundo2
Teve início a 16 de Outubro uma mostra de trabalhos de Ricardo Neto, na Galeria de Arte Núcleo - Mundo
2 (Rua Joaquim dos Santos, em Cascais).
Ricardo Ruas Neto, nascido em Lisboa a 18 de Novembro de 1937, frequentou a Escola António Arroio e colaborou em algumas revistas de banda desenhado da época, como o "Camarada" e o "Luzitas".
Em Outubro de 1962 fez o seu primeiro filme de publicidade em animação na Prisma.
Trabalhou na produtora Mário Neves, na Êxito, na Metafilmes e na Telecine Moro onde chefiou a secção de animação.
Em Maio de 1973 formou com Artur Correia e Armando Ferreira a Topefilme, que se manteve em actividade até Março de 1994.
Teve os seus filmes exibidos nos festivais de Cannes, Lisboa, Nova Iorque e Argentina, entre outros.
Atualmente ilustra livros infantis para várias editoras.
página de facebook da Galeria não nos diz até quando a mostra ficará patente ao público. Sugerimos-vos, por isso, uma visita urgente a esta exposição...


UMA BOA DESCULPA PARA IR ATÉ MILÃO...
Entre os próximos dias 6 de Novembro e 27 de Fevereiro, a WOW - Spazio Comics, em Milão (Itália), terá patente ao público a grande exposição "Fumetto: Comics Made in Italy", dedicada aos quadrinhos italianos, sua história, sua evolução e seus grandes autores.
Os visitantes poderão percorrer a história dos quadrinhos italianos e das suas características essenciais através de mais de cem obras originais e duzentas publicações, chegando até aos dias atuais. Uma grande oportunidade de conhecer melhor este formidável meio e admirar as pranchas de Hugo Pratt, Guido Crepax, Benito Jacovitti, Magnus, Sergio Toppi, Grazia Nidasio e muitos outros.
A exposição e atividades afins são patrocinadas pelo Ministério da Cultura Italiano(!!!) e a imagem do póster foi criada pelo cartunista Luca Salvagno.
Quem for a Milão nos próximos meses não pode perder esta mostra.


ANIVERSÁRIOS EM NOVEMBRO
Dia 01 - Alberto Varanda
Dia 04 - Pedro Brito
Dia 08 - Paulo Monteiro
Dia 14 - João Amaral
Dia 16 - Clarke (belga)
Dia 18 - Ricardo Neto e Rui Brito
Dia 21 - Vassalo de Miranda
Dia 22 - Roy Thomas (estado-unidense), Cyril Pedrosa (francês) e Vítor Teodósio
Dia 24 - Carlos Laranjeira e Horacio Altuna (argentino)
Dia 25 - José Vítor Silva, Jorge Deodato e Luiz Beira
Dia 27 - Attila Futaki (húngaro)
Dia 30 - Marcello de Moraes
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário