segunda-feira, 7 de setembro de 2020

CAPAS (6) - JOSÉ GARCÊS

José Garcês (1928-2020)
​José Garcês nasceu em Lisboa, a 23 de Julho de 1928.
Em 15 de Julho do corrente, a poucos dias de comemorar o seu 92.º aniversário, mestre José Garcês, um dos magníficos da BD Portuguesa, deixou-nos. Se bem que, devido à sua idade e à sua muito frágil saúde, já era previsível este desfecho, sempre muito triste quando alguém que se estima embarca para a tal viagem sem regresso... Que esteja bem na paz eterna!
Legou-nos obra imensa e variada, não só pela 9.ª Arte, e foi homenageado ao vivo na Sobreda, Amadora, Moura, Viseu, Lisboa, Porto… 
Constam vários álbuns editados em Portugal, sendo que alguns deles conheceram edições em francês e em inglês.
​Mas para se aconchegarem melhor sobre este autor e a sua obra, aconselhamos a leitura (ou re-leitura) da devida entrevista no BDBD a 14 de Abril de 2014, a indicação específica no sítio "Bedeteca Portugal" e o álbum biográfico "José Garcês, as Fases Diversas" de António Dias de Deus e de Leonardo de Sá.
José Garcês colaborou para: "Camarada", "Fagulha", "O Falcão", "Joaninha" (suplemento da revista "Modas e Bordados"), "Cavaleiro Andante", "Pisca-Pisca", "Tintin" (edição portuguesa), "Notícias Magazine", "Cadernos Sobreda BD", "Almada BD Fanzine", "Cadernos de Banda Desenhada", etc, etc.
Vamos lá agora admirar, algumas das suas mais belas capas.
LB

3 comentários:

  1. Honra e glória por mérito de uma carreira longa e singular, com diversas obras de enorme qualidade nomeadamente no registo histórico. Grande amigo de Viseu e do Gicav. Eternamente gratos.

    ResponderEliminar
  2. Um nome que marcou mais de meio século da banda desenhada portuguesa. Eurico, O presbítero é a obra da sua autoria que graficamente mais me seduz, onde ele fez coisas maravilhosas com o preto e branco.
    Excelente esta homenagem a José Garcês.
    Neste post só faltam algumas capas do O Falcão, onde José Garcês foi autor de algumas dezenas. Por que não um post só com capas de O Falcão?
    Paulo Viegas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão neste seu comentário. Para mim, também "Eurico, o Presbítero", é uma das obras maiores de mestre Garcês.
      Quanto às capas, não vamos publicar todas, como é óbvio. Apenas as que forem possíveis.
      Saudações bedéfilas
      Luiz Beira

      Eliminar