sábado, 8 de agosto de 2020

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (48) - ​JORDI PLANELLAS ​(Andorra)

É quase incrível, mas é verdade - quando por isto e por aqueloutro, se fala da europeia Península Ibérica, salvo raras excepções, só se mencionam dois países: Portugal e Espanha!...Então, o pequeno país, o famoso Principado de Andorra, para cá dos Pirinéus e portanto também ibérico, fica onde?!...
Ao que consta, é uma bela e pequena nação, com muitos residentes portugueses, plenamente apontada para actividades culturais e desportivas, com dois (?!) Chefes de Estado: o espanhol Bispo de Urgel e o Presidente da República Francesa (seja ele qual for). Que bizarria!...

Jordi Planellas
Mas Andorra também tem os seus valores na BD, sendo o mais notório, Jordi Planellas Moral, de seu nome completo.
Nasceu a 19 de Julho de 1975.
Tem a sua arte gráfica bem firmada e está editado, sobretudo, em Andorra, Espanha (Catalunha) e França.
Em 2004, deu-nos o gosto da sua presença e convívio na edição da "Sobreda-BD" desse ano. Impecável na sua simpatia, por cá deixou saudades. Mesmo assim, nesse mesmo ano, alguns dos seus trabalhos foram também expostos nos salões de Moura e de Viseu.
Entretanto, o BDBD, fez-lhe uma brevíssima entrevista a 23 de Setembro de 2012. Pouco tempo antes, Jordi Planellas, casou, procriou e tem também "procriado" na sua banda desenhada, estranhamente, ainda inédita em português.

Da sua obra, salientamos:
Na linha da ficção-científica, em 2002, a narrativa "Estacion Orbital", na revista espanhola "Reverso" #1.

Focando o Desporto (o Boxe): "Acte 1", primeiro tomo da série "Zigeuner", com argumento de Nathaniel Legendre e edição 12bis.
 

Outra vez com o Desporto, mas com paródia, o álbum "Bienveneux au JO", uma delirante ironia aos Jogos Olímpicos de Pequim, sob argumento de Benjamin Leduc.

"Bimbos", até agora com um único tomo, cheio de paródia e de erotismo.
 

"Historia Digital d'Andorra (2013) e "Historia Digital de Catalunya" (2015), sob edição Aloma.

Finalizando, lembramos que em Andorra, a moeda oficial, com cunho próprio, é o euro, e o idioma correcto e próprio, é o catalão, muito embora aí se fale fluentemente, o castelhano, o francês e, até, o português.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário