segunda-feira, 27 de julho de 2020

CAPAS (5) - BAPTISTA MENDES

Baptista Mendes
​Carlos Fernando da Silva Baptista Mendes, vulgo apenas Baptista Mendes, nasceu em Angola, em Luanda, a 4 de Março de 1937. Pelos seus dez anos de idade, veio residir para Portugal, por cá se ficando até hoje: perdeu Angola, ganhou Portugal.
Através da sua bela vivência, até ao momento, a sua Arte pela BD prosseguiu e foi evoluindo com todo o respectivo encanto.
Foi homenageado em Salões-BD na Sobreda, Moura, Viseu e Amadora... pelo menos. Mas merecia e merece muito mais.
Sempre pronto e generoso como amigo por excelência, colaborou para diversas publicações nacionais, tendo porém (a nosso ver) poucos álbuns publicados. Por aqui, tem duas obras há anos "penduradas" (porquê?!): "A História de Guimarães" e "A Vida de Luis Vaz de Camões"...
A sua bela versão de "A Lenda de Gaia", conheceu duas capas: no "Mundo de Aventuras" #143 e nos "Cadernos Sobreda-BD" #9, que são exemplares mais do que esgotados.
Mas, Baptista Mendes, também tem algumas outras histórias de alta força. Recordemos agora algumas dessas famosas capas.

LB

3 comentários:

  1. Baptista Mendes é um Autor muito perfeito e muito criterioso, tanto na pesquisa como no traço dos seus álbuns. É um dos meus autores preferidos. Consegue abranger todos os ambientes, desde o histórico ao monumental, o western, a guerra das trincheiras e tem o condão de pesquisar o traje de cada época.
    No que toca à pesquisa, eu próprio comprovei a sua minúcia num dos álbuns aqui expostos, indo aos locais, tirando notas, desenhando.
    Baptista Mendes pertence a uma geração de ouro.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Carlos 😊 Tenho cá em casa um livro seu, que ainda noutro dia mostrei aos meus filhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao amigo Batista Mendes, artista memorável, e aos que se lembram dele e da sua obra magistral. Abraço.

    ResponderEliminar