quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

HERÓIS INESQUECÍVEIS (70) - CORTO MALTESE

Criado pelo italiano Hugo Pratt (1927-1995), Corto Maltese é um marinheiro da Marinha Mercante, nascido na Ilha de Malta, filho de uma relação casual entre uma cigana sevilhana e um marinheiro inglês.
Corto surgiu (como personagem secundário) pela primeira vez em 10 de Julho de 1967, no número inaugural da revista Sargento Kirk, numa aventura chamada Balada do Mar Salgado.
A prancha de estreia de Corto Maltese, onde este aparece amarrado a uma jangada,
à deriva 
em pleno Oceano Pacífico...
Pranchas de "A Balada do Mar Salgado", por Hugo Prattt, in revista "Tintin" (portuguesa)
Três anos mais tarde, Hugo Pratt foi convidado a participar com uma série na revista francesa Piff Gadget e decidiu pegar de novo no personagem. Primeiro com episódios curtos de vinte páginas e depois com aventuras de maior fôlego, a preto e branco (embora mais tarde todos os seus álbuns tivessem sido publicados em edições coloridas) e num grafismo arrojado que surpreendeu os leitores na época, ao contrário do que hoje acontece onde a série é elogiada precisamente por essas características únicas.
De igual modo, a série é rica em personagens com uma personalidade muito vincada, na gestão dos silêncios e dos diálogos ou na variedade de planos que o autor utiliza.
As aventuras de Corto Maltese - um eterno nómada - passam-se no início do Século XX em sítios tão diversos como na Manchúria, durante a guerra russo-japonesa (A Juventude de Corto Maltese), na Irlanda (As Célticas), no Pacífico Sul (A Balada do Mar Salgado), na China e na Sibéria (Corto Maltese na Sibéria), em Veneza (Fábula em Veneza), na Turquia, no Brasil, na Argentina, na Suiça, no Norte de África
 

Nas suas aventuras, não raramente Corto encontra personagens históricos reais como o sociopata Rasputine, o escritor Jack London, o fora-da-lei Butch Cassidy ou o famoso ás alemão Barão Vermelho.
Prancha de "Mu, a cidade perdida", onde Corto Maltese contracena com Rasputine
Corto Maltese foi publicado no nosso país nas revistas "Tintin" e "Selecções BD" e tem praticamente a sua colecção toda publicada em álbum (através de diversas editoras como Edições 70, Livraria Bertrand, Meribérica-Liber, Público/Asa, Correio da Manhã e Arte de Autor).
Capas de algumas aventuras de Corto Maltese publicadas em álbum no nosso país

Após um longo interregno, depois da morte de Pratt, Corto Maltese voltou a ter novas aventuras publicadas, desta vez com desenho de Rubén Pellejero e argumento de Juan Díaz Canales.
 
"Sob o Sol da Meia Noite" (2015) e "Equatória" (2019) - ambas sob Ed. "Arte de Autor" - são obras onde Canales e Pellejero se mantêm fiéis a Pratt e ao seu personagem

Um terceiro álbum de Pellejero e Canales intitulado "Dia de Tarowean" foi lançado no último Festival Amadora BD.
 
Capa e prancha de "Dia de Tarowean", álbum de Pellejero (desenho) e Canales (texto)
Edição Arte de Autor (2019)


Corto Maltese, no Cinema ​Português, é personagem no filme "Zéfiro", ​realizado por José Álvaro Morais em 1993, com ​o actor Paulo Pires no papel de Corto.
O personagem sofreu, também, uma adaptação (a cores) ao Cinema de Animação, em 2002, numa co-produção italo-francesa, que durou vinte e dois episódios.
Aventuras de Corto Maltese numa série de animação realizada por Pascal Morelli, Richard Danto e Liam Saury

Pelo menos em Itália (Corto Maltese: sogno di un mattino di mezzo inverno) e Portugal (Concerto em O menor para Harpa e Nitroglicerina, de que aqui já falámos) as suas aventuras foram adaptadas ao Teatro.
O actor Paulo Moura interpretando Corto Maltese em "Concerto em O menor para Harpa e Nitroglicerina",
peça levada à cena pelo Grupo de Teatro "Fatias de Cá" (foto: Priscila Roque)
Os cantores Jairo (argentino) e Vitorino (português) têm no respectivo repertório temas inspirados no personagem...
"Meu Querido Corto Maltese", canção interpretada por Vitorino

Uma estátua em Grandvaux, na Suiça, homengeia o personagem e o seu criador, que repousa no cemitério local.

A filatelia também não esqueceu este personagem emblemático da BD europeia.

Existe também, em Veneza, a Casa-Museu de Corto Maltese...
...e em Lisboa, no Cais do Sodré, existe o Bar "The House of Corto Maltese".

No fanzine "Efeméride" (editado pelo saudoso Geraldes Lino) alguns autores portugueses trabalharam em pastiches sobre este personagem.
Capa do fanzine "Efeméride" #5, por Regina Pessoa
Prancha de Jorge Machado Dias, in "Efeméride" #5 - Edição Geraldes Lino (2012)

Em 2017, os Estúdios Walt Disney celebraram os 50 anos de Corto Maltese com uma história do Rato Mickey intitulada "Topo Maltese in Una Ballata del Topo Salato".

"Una Ballata del Topo Salato", por Bruno Enna (texto) e Giorgio Cavazzano (desenhos),
in revista "Topolino" #3197 e #3198 - Panini Comics (2017)
Corto Maltese, sem dúvida alguma um personagem incontornável e inesquecível na História da BD europeia.
CR


Hugo Pratt no seu estúdio

"Balada do Mar Salgado", na revista "Tintin"

2 comentários:

  1. Olá caríssimo mais um grandioso trabalho de síntese sobre um dos maiores heróis da BD de aventuras; aqui vão umas achegas sobre o especial Corto Maltese: podias ter referido também que em Viseu existe um bar O Capitão (com um placard sobre o Corto Maltese e em sua homenagem), e que existe uma coleção de livros de viagens (Roma; Veneza; ...)a partir das aventuras do capitão (eu tenho alguns exemplares, penso que me falta um ou dois). abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos,
      Muito obrigado pelas achegas, que são sempre bem-vindas para um trabalho deste fôlego, onde, por mais que se pesquise, há sempre alguma coisa que falta. Ficam aqui registadas, assim como outras que, porventura, apareçam, entretanto.
      Grande abraço.
      Carlos Rico

      Eliminar