terça-feira, 17 de setembro de 2019

CENTENÁRIO DE UM GIGANTE: ETCOELHO (8)

Por: José Ruy

Esta é a oitava exposição temática sobre o trabalho de ETCoelho, no centenário do seu nascimento e que o BDBD gentilmente divulga.
Nas anteriores exposições optei por isolar as imagens do texto e da cor, salvo em poucas exceções quando a cor se me afigurou imprescindível para a compreensão do desenho.
Nesta exposição abri também outra exceção, deixando em algumas imagens o arranjo com as letras a completarem a composição, por se tratar de um todo.
É o caso dos anúncios criados por ETCoelho para a Companhia de Cervejas e para os Licores Âncora.
Ilustração para um anúncio dos licores Âncora
Ilustração para um anúncio da Companhia de Cervejas
Ilustração para anúncio dos Licores Âncora

Ilustração para anúncio dos Licores Âncora
Postais ilustrados


O tema desta oitava exposição é: Publicidade, Postais Ilustrados e a Estilização na Obra de Eduardo Teixeira Coelho.
ETCoelho estilizava qualquer elemento com grande elegância e destreza. O traço fluía harmonicamente cheio de movimento mesmo nas figuras «paradas».
Aplica-se-lhe da maneira mais verdadeira, o termo com que o grande Artista espanhol EmIlio Freixas o definiu: O POETA DA LINHA.

Nesta mostra apresentamos os primeiros trabalhos profissionais que ETC fez no «Estúdio J. J. Leite», alfobre de grandes artistas como António Barata, Duarte de Almeida, José Manuel Soares e Jayme Cortez, este pela mão de ETC. Isto nos anos 1939, 1940 e seguintes. Mas ETC, a partir de 1940, ficou quase exclusivamente a trabalhar para as «Edições O Mosquito», para «Engenhocas e coisas Práticas»«Coleção Aventuras» e para o próprio «O Mosquito».
Durante esse período ia fazendo ilustrações avulsas ainda para o J. J. Leite, capas de livros para editoras, e outras revistas.
Ilustrações de ET Coelho para livro de ginástica do Capitão Marques Pereira.
Esta exposição foi inaugurada no dia 7 de setembro, às 16 horas, na sede do Clube Português de Banda Desenhada, na Avenida do Brasil, 52-A na AMADORA - fica a 5 minutos a pé, do Metro da Reboleira, Linha Azul. Fez-se uma visita guiada pela mostra, contando-se histórias relacionadas com os trabalhos expostos e os motivos que na época influenciaram a sua criação.
Esperamos pela vossa visita!

2 comentários:

  1. Comecei a ler O Mosquito desde o seu primeiro número, em 1936 (eu tinha nascido em 33) e comecei a admirar o trabalho do ETC desde os primeiros bonecos que vi dele. Considero-o um Artista genial, podendo ombrear com os melhores do mundo! Por isso, este trabalho de divulgação do BDBD e do meu Amigo José Ruy merece toda!a minha atenção e o meu entusiástico aplauso! Abraços. ANTÓNIO GOMES DALMEIDA

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Amigo António Gomes de Almeida, muito grato pelas suas palavras de apreço pela obra do notável Eduardo Teixeira Coelho, ETC. O Clube Português de
    Banda Desenhada tem vindo a homenagear esse Artista comemorando o seu centenário de nascimento, desde o início de 2019, promovendo exposições temáticas sobre a obra do Mestre ETC. O meu amigo tem de fazer uma excursão e ir à Amadora ver as exposições.
    Um abraço de boa amizade, com admiração
    José Ruy

    ResponderEliminar