quarta-feira, 3 de abril de 2019

CENTENÁRIO DE UM GIGANTE: ETCOELHO (4)

Por: José Ruy


Continuando a divulgar a comemoração do centenário do nascimento do grande desenhador Eduardo Teixeira Coelho, o BDBDBlogue apresenta mais uma exposição patente a partir de 6 de abril de 2019, na sede do Clube Português de Banda Desenhada na Amadora.
Neste mês de abril, por ser de «águas mil» segundo o velho ditado, e desejamos que assim seja, mas com moderação, o tema escolhido foi: «As Águas na Obra de ETCoelho».
ETCoelho tratou este elemento de uma maneira muito própria, e desenhar as águas em movimento é das coisas mais difíceis. Temos uma mostra de cerca de 50 quadros onde o público pode ver os Oceanos no seu aspeto natural ou em ondas profundamente cavadas, e mesmo em fúria, desenhados a tinta da china.
As nascentes e os rios, de caudal influenciado pelos acidentes nos seus leitos, o chapenhar na água provocado por um objeto pesado e grande, ou por um simples bloco de cortiça, por exemplo. Em todas estas situações ETC conseguiu, com a sua sábia observação, reproduzir o comportamento das águas de maneira fiel e elegante.


Naturalmente que ETC não apresentou as águas sozinhas, incluiu barcos, navios de várias épocas, e todos eles foram também primorosamente estudados. Também o aspeto do céu nas diversas situações tem muito a ver com o que se passa no mar, há nuvens «cirrus» que são pronúncio de ventos, ou «cúmulos» que normalmente se desfazem em aguaceiros, ou mesmo «stratus» que dão origem aos nevoeiros.
E o nevoeiro em pleno mar, mal se distinguindo a forma dos navios, é dado de maneira magistral, com simples traços de caneta.
É mais uma exposição a não perder, pois apresentamos os desenhos só a preto e branco, libertos da cor original e sem o texto que acompanhava as histórias, para melhor se poder observar a técnica do Mestre.

Está patente na sede do Clube português de Banda Desenhada, Avenida do Brasil, 52-A na Amadora, nas salas do piso menos um, perto da estação do Metropolitano na Reboleira.

Sem comentários:

Enviar um comentário