sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

UM OUTRO MILO MANARA

Murílio (Milo) Manara
Quem é nos nossos bedéfilos, aquele ou ​aquela, que diz que não gosta da arte de ​Milo Manara?
​Pois este desenhista italiano, que já veio a ​Portugal a edições do Salão-BD da Amadora, é ​pessoalmente afável, é bom observador e tem a ​sua arte específica, plenamente tombado para a ​linha erótica e às vezes mesmo, resvalando pela ​pornografia.
É o seu furor de simpatias… Mas que é um grande artista, lá isso é!...
De seu nome próprio Murílio Manara, nasceu em ​Luson (Itália) a 15 de Setembro de 1945... e até agora, ​vai brilhando bem na sua carreira. Mas, quem é o outro Manara?
​Há uma outra vertente, onde a sua arte também bem ​merece aplausos: as suas histórias curtas, um tanto ​biográficas, que o nosso saudoso Jorge Magalhães teve ​a atenção e a coragem de publicar na revista "Mundo ​de Aventuras". Recordemos:

O PROCESSO A NERO - com texto de Mino Milani, foi ​publicado no "Mundo de Aventuras" 278, em Fevereiro de 1979, relatando ​a vida e o provável julgamento da História do Imperador ​Nero, de seu nome completo, Nero Cláudio C​ésar Augusto ​Germânio (37-68 D.C.). Sobre este safado imperador ​romano, há muitas verdades e muitas lendas. No entanto, ​a seu lado, em relação ao tresloucado imperador Calígula, Nero aí... foi um "santinho"...
"Processo a Nero", por Manara (desenhos) e Milani (texto),
in "Mundo de Aventuras" (2.ª fase) #278 (1.2.1979)

ÁTILA - terrível líder que veio da Ásia, terá vivido de 406 a ​453. A sua feroz sede de conquista, com muitas crueldades interpostas, era insaciável, incluindo o dominar em absoluto a ​sedutora e distraída Europa…
Regista-se porém, que o ​Papa Leão I se atreveu corajosamente, a dialogar com Átila. ​E daqui aconteceu a paz!
"Átila, o flagelo de Deus", por Manara (desenhos) e Milani (texto), 
in "Mundo de Aventuras" (2.ª fase) #378 (8.1.1981)


OPPENHEIMER - Segundo as lendas bíblicas, desde que Eva ​traiu Adão, Caim assassinou seu irmão Abel, que uns safardanas venderam o irmão José aos egípcios, etc, etc, ​toda a Humanidade jamais parou de violências, escândalos, ​canalhices e poucas vergonhas. Gulas pessoais cobiçando ​luxúrias, dinheiro, sexo desbragado e poder desnorteado.
​Pois, como julgar este senhor Julius Robert Oppenheimer (1904-1967), norte-americano sábio, tão génio como, ​involuntariamente, uma besta contra a Humanidade?
​Certo é que morreu completamente angustiado e de memória ​esfarrapada, desde que soube que a sua invenção, a infernal ​bomba atómica, fora aplicada pelos poderosos de Washington ​em Hiroxima e em Nagasáqui.
"Oppenheimer, o pai da bomba atómica", por Manara (desenhos) e Milani (texto),
in "Mundo de Aventuras" (2.ª fase) #423 (19.11.1991)

CORTEZ - Na História da imperialista Castela (dita Espanha), entre os ​seus heróis existe, por exemplo, o nome e os maus gestos ​de um tal Hernán Cortés (1485-1547)... Um herói festejado, ​até certo ponto, pelo Reino de Castela.
​Ora acontece que nesses tempos, o ambicioso Cortés ou Cortez, ​foi cruel, abominável e canalha até ao extremo, traindo estes e ​aqueles, para se apressar a ser dono do que é hoje o México.
​Neste seu plano pessoal, aplicou tudo quanto é repulsivo e violento…
Cedo acabou por perder o Império Mexicano e acabou mesmo por ser deitado abaixo pela própria Castela.
"Cortez", por Manara (desenhos) e Milani (texto),
in "Mundo de Aventuras" (2.ª fase) #399 (4.6.1981)


ROSBEPIERRE - O odioso e tarado político francês Maximilien ​François Marie Isidore de Robespierre (1758-1794), que até ​era advogado, é também, e sem qualquer dúvida, uma das ​odiosas e repugnantes personagens dos tempos da mais do ​que sangrenta e desnorteada Revolução Francesa.
​Conseguiu um "poder revolucionário" à custa de execuções incríveis, como por exemplo a do rei Louis XVI de França e, ​até, a do seu amigo e aliado revolucionário G. Jacques Danton…
​A sua insuportável ditadura foi tamanha, que acabou baleado ​a 27 de Julho de 1794 e, mesmo assim, ferido e prisioneiro, ​foi guilhotinado no dia seguinte. Quem com ferro mata, com ​ferro morre!
"Robespierre", por Manara (desenhos) e Milani (texto),
in "Mundo de Aventuras" (2.ª fase) #438 (4.3.1982)

O PROCESSO DE HELENA - Este episódio, histórico-lendário ​foi editado no "MA" em duas partes, nos números 113 e ​140.
​Pois, convenhamos, a belíssima e sensual Helena, esposa do ​rei espartano Menelau, segundo a homérica lenda, está na ​origem da terrível e arrastada "Guerra de Tróia"... 
​Há muita fantasia nesta homérica epopeia, "A Ilíada", mais ou menos histórica: Helena existiu? De tão bela e oferecida, ​foi mesmo raptada pelo também belo e incauto príncipe ​Páris de Tróia? Será que ela se entregou em vontade ​leviana, querendo escapar-se ao seu nada apetecível e ​feioso régio marido?...
​O tema de amor-guerra-ódio e etc, tem sido apaixonante através dos tempos. Manara, dá-nos aqui a sua versão.
"Processo de Helena", por Manara (desenhos) e MIlani (texto),
in "Mundo de Aventuras" (2.ª fase) #113 e #140

​São estas, seis histórias especiais desenhadas por Manara que agora registamos. Haverá mais?
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário