terça-feira, 7 de agosto de 2018

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (24) - SANDU FLOREA (Roménia)

Sandu Florea
Muito embora Puiu Manu seja o invejável decano, com 90 anos e sempre activo e valoroso, dos desenhistas romenos, Sandu Florea é, sem dúvida, o mais famoso, não só na sua Roménia como também no estrangeiro, mormente nos Estados Unidos da América.
Usando por vezes os pseudónimos de Dorsandu, Nicolae Floriu, Dora Andu ou Nicolae Alexandru, Sandu Florea nasceu a 28 de Junho em Ghelari. Cursou Arquitectura em Bucareste.
Sendo desenhista e, por vezes, argumentista e editor, em 1968 publicou a sua primeira banda desenhada, “Nãzdrãvãniile Lui Pãcalã”, mas o seu primeiro álbum foi “Galbar” (1973), com argumento de Ovidiu Surianu.
Capa e prancha de "Galbar" - Ed. Stadion (1973)

Nesses anos 70/80, surgiram mais alguns, como “Cavalerul Alb”, “Cãlugãreni”, “BurebistaRegele Dacilor”, “Decebal si Traian”...
Pranchas de "Burebista"


Pranchas de "Cãlugãreni"


Capa e prancha de "Decebal si Traian", Editora Sport-Turism

Na revista “Carusel”, publicou o herói “Proteus”.

Em “Starãnsii”, publicou heróicos episódios da História da Dácia (antiga Roménia), como “Buribista, Regele Dacilor” (Buribista, Rei dos Dácios) e “Decebal si Traian” (Decébalo e Trajano).
Amante da ficção-científica e para além do histórico, também abordou o “western”.
Em 1991, ele e a sua família, radicaram-se nos Estados Unidos, onde no ano seguinte, começou a trabalhar para a Marvel Comics.
Imparável, aqui tem desenhado Conan, Batman, Superman, Spiderman, X-Men, Elektra, Hawkeye, Buffy, Deathstroke, etc.
Prancha de "Conan, o Bárbaro"
O apaixonado beijo entre Superman e Wonder-Woman, por Florea
Deathstroke, pela magnífica arte de Sandu Florea
Capa de Elektra, por Florea
No entanto, não virou as costas ao seu país natal, a Roménia, com quem mantém contactos e colaboração. Em 2001, foi o convidado de honra do Salão-BD de Constança. É o presidente honorário da Associação de Desenhistas da Roménia, que instituiu o Troféu Sandu Florea para os artistas com mais contribuição no país.
Há poucos anos atrás, nosso amigo Dodo Nitá, publicou a sua biografia, “Sandu Florea, o Monografie”, que é elucidativa obra de aplauso.
Algumas criações de Florea, da fase norte-americana, têm sido também editadas em Espanha e em França. Não estamos devidamente informados, mas é possível que alguns desses trabalhos também existam publicados entre nós...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário