segunda-feira, 12 de junho de 2017

NOVIDADES EDITORIAIS (121)

CONVERSAS COM OS PUTOS - Edição Polvo. Autor: Álvaro (aliás, Álvaro Santos).
“Conversa Com os Putos” é um divertido álbum sob o incontestável talento de Álvaro, cujo tipo de humor e sibilina crítica social só exigem sinceros aplausos.
À distância e de um certo modo em linha paralela, a obra faz-nos lembrar a série “O Aluno Ducobu”, com textos de Zidrou e arte de Godi, onde Ducobu, o rei os cábulas, põe sempre o seu professor Latouche, à beira de um ataque de nervos...
Aqui, é o próprio Álvaro que é o professor, sempre em vias de se passar dos carretos, tamanha é a imbecilidade dos seus alunos. Apesar do sarcasmo e da caricatura, infelizmente, acaba por ser um retrato de uma certa linha da mediocridade de exemplos reais.



HISTÓRIAS PAULISTANAS - Edição Papel 2. Autores: argumentos de Lica de Souza e arte gráfica de Flávio Luiz.
Neste álbum, reúnem-se quatro narrativas: “Clube”, “Praça”, “Play” e “Rua”, atentamente versando situações mais dramáticas do que doces, no quotidiano dessa imensa urbe que é a brasileira Cidade de S.Paulo. Mas todos estes aspectos, com ternura, sonhos, ilusões e amarguras, acontecem com maior ou menor escala por todo o nosso planeta... Neste álbum, tudo acontece em S.Paulo.
E é obra para se ler mesmo...
Parabéns a Flávio Luiz pelo seu cativante grafismo!




PERSÉE ET LA GORGONE MÉDUSE - Edição Glénat. Autores: argumento de Clotilde Bruneau, traço de Giovanni Lorusso, cores de Stambeco e capa de Fred Vignaux, segundo a série “La Sagesse des Mythes”, concebida por Luc Ferry.
“Persée et la Gorgone Méduse” é o quinto tomo desta tão empolgante série através das lendas maravilhosas da Mitologia da Grécia Clássica.
Quem estudou História, certamente conhece a lenda que opõe o corajoso Perseu contra a terrível e implacável Medusa. É uma das lendas mais terríveis da Mitologia Grega.
Perseu tem uma estátua famosa na cidade de Florença (Itália), da autoria do grande e “rebelde” escultor Benvenuto Cellini.




TREI LUNI DE VACANTÁ ÎN TRECUT - Edição Lex Comics. Autores: argumento de Constantin Diaconu, arte de Puiu Manu e prefácio de Dodo Nitá.
Puiu Manu, nascido em 1928, é actualmente o decano dos desenhistas romenos, mas sempre “jovem” e sempre activo. No 13.º Salão-BD de Beja, quando Dodo Nitá dissertava sobre a BD Romena, comparou-o ao nosso José Ruy, que estava presente.
Puiu Manu, às vezes usando o pseudónimo Vasile Baciu, tem uma vasta e invejável obra, onde aborda temas diversos, sempre avassalador na devida apreciação.
“Trei Luni de Vacantá în Trecut” (Três Meses de Férias no Passado), é a sua mais recente publicação, na incontestável beleza do preto-e-branco, versando o tema da ficção-científica.
Olá, editoras-BD portuguesas: continua-se a assobiar para o lado?!..
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário