domingo, 30 de abril de 2017

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (20) - VICENTE SEGRELLES (Espanha)

Vicente Segrelles
Da região da Catalúnia, Vicente Segrelles Sacristán, nasceu em Barcelona a 9 de Setembro de 1940.
Aos catorze anos começou a trabalhar numa fábrica de camiões na sua cidade natal, com desenhos técnicos e publicitários. Em 1960, para as Ed. AFHA, fez ilustrações para as edições dos clássicos “A Odisseia” e “A Ilíada”.
Claro que não se ficou por estes trabalhos... Para além de ilustrações soltas, muitas vezes encomendadas, também se ia aperfeiçoando, com deslumbrante perícia, na pintura a óleo. Começou mesmo a especializar-se na figura humana a cores. E o seu talento incansável ia produzindo, em alternância, grafismos publicitários com outras variantes, como a elaboração de capas espectaculares que cedo entusiasmaram a América do Norte.
Atreveu-se mesmo, para a revista “Interviu”, a fazer belas ilustrações a preto-e-branco.
Depois, fartou-se do grafismo publicitário e dedicou-se às artes afins que melhor sentia... Até que, em 1980, se “atirou” finalmente à Banda Desenhada, criando a sua obra de honra, “O” Mercenário”, para a revista “Cimoc”.
Ao que consta, foram publicados 13 álbuns, que estão traduzidos e editados em 14 países, incluindo Portugal.
Capa e prancha de "Le Mercenaire", Ed. Glénat (1982)
Capa e prancha de "Les Ancêtres Disparus", Ed. Glénat (1997)
Capa e prancha de "Géants", Ed. Glénat (1999)
Capa e prancha de "La Déliverance", Ed. Glénat (2004)

No entanto, o espectacular Vicente Segrelles, também passou por ilustrações eróticas e abordou igualmente a linha humorística com a série “El Sheriff Pat”, nos inícios dos anos 90. Quem diria?!...
"El Sheriff Pat", personagem humorístico de Segrelles
Ora aqui está um talento a descobrir ou a redescobrir, tanto mais que os poucos álbuns da série “O Mercenário” (ed. Meribérica-Líber, em Portugal) se não estão esgotados, estão perto disso.

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário