sábado, 29 de outubro de 2016

NOVIDADES EDITORIAIS (104)

BOB MORANE, INTÉGRALE – 4 - Edição Lombard. Autores: argumentos de Henri Verne e arte de Gérald Forton.
Alegrem-se os bobmoranófilos, que, por atento gesto das Éditions du Lombard, as apaixonantes narrativas de Bob Morane e de seu companheiro (quase sempre) Bill Ballantine, estão a ser muito bem recuperadas em álbuns na versão integral.
E assim descobrimos também aventuras que se nos escaparam quando das primeiras edições... Agora, neste quarto tomo, todo com a arte de Forton, que parece que reside na Califórnia, constam cinco aventuras, nem todas longas, pois algumas são médias, São elas: “Le Secret des Sept Temples” (com edição em português pela Ibis, em 1970), “La Rivière de Perles”, “La Couronne de Golconde”,
“La Chasse aux Dinosaures” e “La Malédiction de Nosferat”.
Como “prefácio”, um elucidativo dossiê por Jacques Pessis.
Esta série, “Bob Morane, l’Integrale”, que logicamente vai continuar, merece toda a atenção do autêntico bedéfilo.



 
VÉRTIGO - Edição Lombard. Autores: argumento de Nathalie Sergeef e arte de Bufi.
Uma obra de aplauso, mas cruel como cruel é toda a realidade social e de vida no cenário onde se localiza: El Salvador, Guatemala e Venezuela.
Tudo é violento, sob os caprichos dos donos da droga, os ditadores e qualquer tipo de mandante poderoso e  tão sem qualquer pinga de bons sentimentos.
Por esta sufocante obra, ela mesmo nos indica que a morte é a única porta de saída autorizada...



RENASCIMENTO - Edição Asa. Autores: argumento de Philippe Graton / Denis Lapière e grafismo de Marc Bourgne/Benjamin Benéteau. Tradução de Cristina Gonçalves.
Da nova linha da série “Michel Vaillant”, editou-se agora em português o 5.º tomo, “Renascimento”.
No precedente álbum, “Colapso”, a empresa Vaillant ficou à beira da falência total e, por sua vez, nas angustiantes cenas finais, Michel Vaillant, assiste impotente ao suicídio de seu irmão... Um dramalhão!
Mas não é um dramalhão tão folhetinesco como pode parecer à primeira impressão. Afinal, estão todos vivos, porém... Lendo o álbum se ficará a saber como continua esta saga.



LEI. VIVIAN MAIER - Edição Orecchio Acerbo. Autora: Cinzia Ghigliano.
Ao fim de largos anos de “silêncio”, voltamos a ter o prazer de reencontrar a arte de Cinzia Ghigliano, que foi a segunda personalidade-BD que registámos no nosso blogue, na rubrica “Talentos da Nossa Europa”, a 5 de Março do corrente... Lembram-se?!
Pois desta vez, temos o prazer de conhecer esta sua recente obra na língua original, o italiano.
“Lei. Vivian Maier” é um álbum especial e diferente, aliás belíssimo.
Com ele, Cinzia ganhou o Prémio Andersen 2016, como o melhor álbum ilustrado. E por ele, tem andado a percorrer a sua Itália em merecidas sessões de autógrafos.
Vivian Maier é uma apaixonada pela fotografia, com uma máquina fotográfica um tanto antiga, mas muito estimada. Das “suas” fotos a preto-e-branco, Cinzia Ghigliano leva-nos ás respectivas e deslumbrantes ilustrações...
A não perder!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário