quarta-feira, 12 de outubro de 2016

BREVES (34)

CPBD INAUGURA TRÊS EXPOSIÇÕES DE UMA ASSENTADA!
O Clube Português de Banda Desenhada inaugura, no próximo sábado, dia 15, a partir das 15:30, na sua sede, sita na Avenida do Brasil, n.º 52A - Amadora, três exposições de banda desenhada de uma só vez!
A primeira delas presta homenagem a Fernando Bento.

A segunda é dedicada a uma revista emblemática na BD portuguesa, o "ABC-zinho", e é composta por exemplares da revista (1.ª e 2.ª séries) e por construções de armar.

A terceira exposição é uma mostra de objectos (revistas, cromos, cards, etc) relacionados com a saga "Star Wars", cedidos pelas Bedetecas da Amadora e de Beja. 

E AINDA...
Como cereja no topo do bolo, o CPBD agendou também para esse mesmo dia, entre as 16:00 e as 17:30 horas, uma palestra (incluída no ciclo "Personalidades Ilustres da Vida Social, Política e Cultural Portuguesa Falam de Banda Desenhada") com a presença do Dr. Mega Ferreira.
Excelentes motivos, portanto, para passar pela Amadora, quando estamos a poucos dias da inauguração do festival daquela cidade.



PEDRO MASSANO EXPÕE EM VISEU
Ainda no próximo sábado, mas mais a Norte, na histórica cidade de Viseu, é inaugurada uma exposição dedicada ao último trabalho de Pedro Massano, sobre a Batalha de Aljubarrota.
A mostra decorre até 31 de Outubro, no Foyer da Aula Magna - Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e é uma organização conjunta do IPV e do Gicav. 




POR FALAR EM AMADORA...
A poucos dias da abertura de portas (o que acontecerá já na próxima semana, a 21 de Outubro!), conseguimos apurar que as obras de Hergé, Hugo Pratt e Moebius ilustrarão o tema da 27.ª edição do Amadora BD: "O Tempo e o Espaço na banda desenhada".
A exposição central ocorrerá, como nos últimos anos, no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, embora o festival se divida em múltiplos núcleos espalhados pela cidade, até dia 6 de Novembro.
Presenças de autores (já confirmadas pela organização): Marco Mendes, António Altarriba, Kim, Eloar Guazzelli Filho, Marcelo Quintanilha, Tony Sandoval, os irmãos Gary e Warren Pleece, Hunt Emerson e Savage Pencil. 
Escassa informação para um festival desta envergadura, onde estranhamente ainda não é conhecida a imagem gráfica da edição deste ano...
Pagina oficial do festival: https://amadorabd.com/





ANIVERSÁRIOS EM NOVEMBRO

Dia 04 – Pedro Brito
Dia 08 – Paulo Monteiro
Dia 14 – João Amaral
Dia 16 – Clarke (belga) e Maikel (espanhol)
Dia 18 – Rui Brito e Ricardo Neto
Dia 21 – Vassalo de Miranda
Dia 22 – Cyril Pedrosa (francês)
Dia 24 – Carlos Laranjeira e Horacio Altuna (argentino)
Dia 25 – Jorge Deodato e Luiz Beira
Dia 30 – Marcelo de Moraes






Sem comentários:

Enviar um comentário