sábado, 27 de agosto de 2016

BREVES (32)

NOVO FESTIVAL NO CALENDÁRIO BEDÉFILO PORTUGUÊS
Domingo, 28 de Agosto, às 19:00 horas, inaugura um novo festival no calendário bedéfilo nacional: trata-se do "Ericeira Comics Festival", a ter lugar na Galeria Wagner Ericeira e prolongando-se até 5 de Setembro.
Do programa constam, para além das exposições, várias sessões de autógrafos, workshops, desenho ao vivo, apresentação de fanzines e muita animação.
Podem acompanhar a programação do festival clicando aqui.




AINDA VISEU
Relembramos que também amanhã, domingo, no Pavilhão Multiusos da Feira de São Mateus, inaugura pelas 16:00 horas, a exposição "O Infante Dom Henrique na Banda Desenhada", como já aqui déramos conta, anteriormente.
Faltou referir que, para além dos cerca de vinte painéis que constituem a exposição principal, haverá uma outra exposição, com originais de autores convidados propositadamente a desenhar BD's ou Cartunes sobre o Infante Navegador. 




AMADORA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE NUNO DUARTE














A 2 de Setembro (sexta-feira), é a vez de na Bedeteca da Amadora (sita na Av.ª Conde Castro Guimarães, 6 - Venteira) ser inaugurada, pelas 19:00 horas, a exposição "Banda Escrita: Nuno Duarte - uma exposição em torno do trabalho do argumentista".
A mostra decorre até 15 de Outubro no seguinte horário: de terça a sábado, das 10:00 às 18:00 horas.
Contacto da Bedeteca: 214 369 054 ou bedeteca@cm-amadora.pt




MORREU O PADRINHO DO MAJOR ALVEGA
Por intermédio do excelente blogue de Jorge Magalhães e Catherine Labey www.ogatoalfarrabista.wordpress.com, soubemos do falecimento de Mário do Rosário, editor, durante mais de duas décadas, de "O Falcão" (II série).
Nas páginas desta famosa revista surgiram as aventuras de Battler Britton, piloto inglês que - por sugestão de Mário do Rosário - foi (re)baptizado como Major Alvega (já de ascendência portuguesa, como era conveniente na época).
Longe estaríamos todos de pensar que o Major Alvega se tornaria um personagem tão popular, em boa parte devido a este baptismo.




VICTOR MORA: MAIS UM GIGANTE DA BD ESPANHOLA QUE NOS DEIXOU
Victor Mora (1931-2016)

O argumentista, escritor e tradutor Victor Mora faleceu a 17 de Agosto último, aos 85 anos de idade.
Criador (em parceria com o desenhador Miguel Ambrósio "Ambrós") de um dos mais carismáticos personagens da BD espanhola ("El Capitan Trueno"), Victor Mora foi um lutador durante toda a vida: viveu no exílio, em França, onde escapou da Guerra Civil Espanhola; viu a sua obra ser censurada e chegou a ser preso durante o franquismo; sobreviveu a um acidente vascular cerebral e a um cancro...
A morte arrebatou-o, por fim, mas a obra fica: "El Capitan Trueno" - que comemora este ano o seu 60.º aniversário -, está mais popular do que nunca, como o comprova uma reedição dos seus almanaques que Mora apresentou há poucos meses.




ANIVERSÁRIOS EM SETEMBRO
Dia 02: Gerrit de Jager (holandês)
Dia 04: Lucien De Gieter (belga)
Dia 06: Ricardo Blanco
Dia 07: José Manuel Soares
Dia 08: Catherine Labey
Dia 09: José Abrantes
Dia 13: Luís Filipe Mendes (do GICAV)
Dia 20: Fernando Relvas
Dia 24: Mara Mendes
Dia 27: Matthias Schultheiss (alemão)

Sem comentários:

Enviar um comentário