sábado, 22 de agosto de 2015

PELA BD DOS OUTROS (17) - A BD DA ROMÉNIA

Localização da Roménia na Europa
Sobretudo alicerçada na antiga Dácia, a Roménia é uma república europeia, que se pode muito bem incluir nas nações latinas do nosso continente. E nela se regista uma rica e agitada História. Daqui, a figura máxima será certamente o rei dácio Decébalo que, num último gesto heróico ante as imperialistas legiões de Roma, preferiu suicidar-se a entregar-se vivo. Briosamente, não quis seguir os trágicos
exemplos do gaulês Vercingetorix e do numida Jugurta, tendo também escapado ao exemplo do vil assassinato do lusitano Viriato.
Com a capital em Bucareste, pertence à União Europeia e à OTAN, tendo como moeda o leu. Comporta os mais variantes aspectos da Cultura.
Na Literatura, o mais famoso romancista (pelo menos em Portugal) é Virgil Gheorghiu (“A 25.ª Hora”, “”A Chibata”, “A Única Saída”, “Perahim”, etc), mas com notoriedade estão vários outros como, Emil Cioran, Mihai Eminescu, Florentin Smardache, os poetas Vasile Alecsandri, Isidore Ison e Tristan Tzara e os dramaturgos Ion Luca Caragiale e Valentin Nicolau.
Na Pintura, notificamos Daniela Anghel e Theodor Pallady. Há ainda os cineastas Christian Mungiu, Sergiu Nicolaescu, Radu Mihâileanu e actores como, Joana Benedek, Jean Constantin, Joseph Schmidt, Maria Filotti, etc.
Saltando para o mundo da banda desenhada romena, que é vasto, variado e pleno de valores, temos...
Dodo Nitá
À cabeça e com belas glórias, está o incansável Dodo Nitá, investigador, historiador de BD, editor, organizador do anual salão internacional de BD da Roménia e um “apaixonado” por Portugal (esteve duas vezes no Salão da Sobreda, outra no Salão de Viseu e, neste 2015, no de Beja). Na sua obra de aplauso, contam-se as monografias de alguns valorosos nomes da BD romena, o volume “Tintin na Roménia” (onde defende a ideia de que a famosa Sildávia é inspirada na Roménia) e a invejável publicação “Dicionário de Banda Desenhada da Roménia” (Dictionarul Benzii Desenate din România).
Mais: Dodo Nitá tem exposto nos salões que organiza na sua pátria, obras de desenhistas portugueses como Fernando Bento, José Ruy, Eugénio Silva, Baptista Mendes, Artur Correia, etc.
Quanto aos desenhistas... é difícil a escolha, mas entre uns e outros, entre veteranos e mais novos, indicamos alguns valores maravilhosos: Puiu Manu (nascido em 1928, o decano sempre jovem e activo), Livia Rusz, Sandu Florea, Viorel Pîlrigras, Valentin Tanase, a dupla Vintilâ/Viorica Mihãescu, Marian Radu, Ionut Popescu (que teve duas curtas editadas nos “Almada-BD Fanzine” #12 e #14), Marian Iorda, Nicu Russu (não confundir com o ítalo-brasileiro Nico Rosso), Alexandru Ciubotariu (vulgo, Ciubi), Câlin Stoicãnescu, Rázvan Chelaru...
Capa e prancha de "Omul Invizibili", por Puiu Manu
Prancha de "Clipe", por Viorel Pirligras
Prancha de "Temerarii Spatiului", por Valentin Tanase
Pranchas de "Abatia", por Rázvan Chelaru
Prancha de Vintilá Mihâescu
Arte de Cãlin Stoicânescu
Prancha de "Intilnire in Spatiu", com desenhos de Valentin Tanase
Capa e prancha de "Tom Sawyer si Huckleberry Finn", por Ionut Popescu
Prancha de "Megalozoon", por Vasile Mânuceanu e Nicu Russu
Capa e prancha de "Cipollino", por Alexandru Ciubotariu

Convém registar aqui o generoso gesto de Marian Radu quando veio a Portugal (Viseu-2009): trouxe com ele uma curta edição à sua custa, em português, o divertidíssimo mini-álbum “Bem-Vinda, Querida Sogra!” (Bine Ai Venit Mama Soacra!), que foi oferecendo aos visitantes dessa edição do Salão-BD de Viseu. Este gesto de Marian Radu é exemplar! É também um gesto que não se poderá jamais esquecer!...
Capa e prancha de "Bem-Vinda Querida Sogra!", por Radu Marian (edição de autor)

E  por aqui nos ficamos com este registo de texto, fotos e ilustrações versando a BD da Roménia, que importa ser descoberta com entusiasmo pelos bedéfilos portugueses.
LB

Prancha de Sandu Florea
Arte de Livia Rusz

Sem comentários:

Enviar um comentário