sábado, 15 de agosto de 2015

DE ACTORES A HERÓIS DE PAPEL (8): OS TRÊS ESTAROLAS

Rigorosamente espalhafatosos e disparatados, eles, The Three Stooges, eram conhecidos em Portugal como Os Três Estarolas e no Brasil, como Os Três Patetas.
O curioso é que, se foram loucamente divertidos nas suas doideiras, para eles próprios foram sofredores heróis para a respectiva sobrevivência.
E, ao fim e ao cabo, não foram trêsmas seis e quase terá havido um sétimo... Isto pelo Cinema, claro. Só mais tarde lhes chegou também a Televisão, o Cinema de Animação e a Banda Desenhada (que teve, para além dos Estados Unidos, revista própria, traduzida, no Brasil pela EBAL).
Fizeram inúmeras curtas-metragens que passavam, quase sempre, antes do filme normal em cartaz. No Moçambique, ainda português, isso era frequente. E, se muitos adultos os achavam sem nexo, a garotada e os adolescentes deliravam com tanta loucura.
Também foram protagonistas de várias longas-metragens (algumas foram exibidas em Lisboa), como "Os Três Estarolas em Órbita", "Branca de Neve e os Três Estarolas", "Os Três Estarolas na Volta ao Mundo", "Os Três Estarolas Encontram Hércules"...
Mas  não tiveram uma vida e carreira fácil. Para nos divertirem com as suas absurdas folias, sofreram bem na vida real... De todo o elenco, os sempre fixos, foram, MOE HOWARD (o da franjinha, 1897-1975) e LARRY FINE (o do
cabelo encaracolado, 1902-1975). O primeiro do número três, foi o irmão de Moe, SHEMP HOWARD (1895-1995). Este trio estreou-se no filme Soup of Nuts (1930).
Em 1932, Shemp retirou-se para seguir uma carreira a solo. Foi substituído por outro irmão, CURLY HOWARD (1903-1952). Mas este vem a sofrer um derrame cerebral e... (claro!) Shemp volta ao trio, provisoriamente, sendo substituído por JOE BESSER (1907-1988), como o terceiro "Estarola".
Mas, por outras amargas e trapaceiras jogadas do Destino, acaba por ser JOE DE RITA (1909-1993) a definir-se no elenco. Já antes, um tal JOE PALMA (1905-1994), participara, sem dar o rosto, tendo sido sugerido para ficar definitivo, mas não foi.
Por fim, com o "trio" novamente reduzido a dois, foi indicado EMIL SITKA (1914-1998)... que foi aceite, chegou a filmar, mas é a vez de Moe Howard adoecer e falecer.Tudo acabou aí!
Em 1963, o trio teve breve e especial participação nos filmes "O Mundo Maluco" de Stanley Kramer e "Quatro para o Texas" de Robert Aldrich.
Em 2012, Bob e Robert Farelli realizaram o filme biográfico, The Three Stooges.
Em 1950, Norman Maurer e Pete Alvarado criaram para o papel, The Three Stooges Comics. Mas não foram os únicos... E chegaram mesmo a aparecer com outras características, como pérfidos bandidos, pelos artistas Don Perlin, Alan Kupperberg e Randy Emberlin.
Claro que pela Banda Desenhada, mesmo na sua habitual versão cómica, a graça louca dos Três Estarolas ficou bem distante das versões para o Cinema e para a Televisão.
LB
Pranchas de "99 44/100 Puritan", por Norman Maurer
Prancha de "Restaurant Ruckus"
Prancha de "Nuts!", por Norman Maurer
Capa e prancha de "Os Três Patetas", in "Papai Noel" #6 (IV série) (1975)

Prancha de "Moe's Stooge Trick", por Pete Alverado
"The Three Stooges" parodiados numa aventura de Batman, por Jack H. e Chris N.
Larry e Moe "dão a cara" a dois bandidos numa história criada por
Terry Austin e Brent Anderson, in "Power Pack" #21 (1986)
Terry Austin, Mark Badger e Whilce Portacio
criaram uma sequela desta história, in "Power Pack" #46 (1989)
Paródia aos The Three Stooges", por Tom Tomorrow, na série "This Modern World" (1992)
Tim Buckley também utilizou estes personagens para criar este cartune
Capas da revista "The Three Stooges" #1 e #2 (Ed. Papercutz, 2012)

Pranchas de "Bad Bugged", por Stan Goldberg, in "The Three Stooges" #1
"The Three Stooges" são personagens na série "Cerebus", por Dave Sim e Gerhard

Rodapé: Recentemente começou a ser produzida uma série de animação versando Os Três Estarolas. Será para a Televisão e o Cinema, esperando participar no Festival Internacional de Animação de Annecy (França).


3 comentários:

  1. Vale mencionar que Norman Maurer era casado com a filha de Moe Howard!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Hunter
      Muito obrigado pela sua informação.
      Um abraço
      Luiz Beira

      Eliminar
  2. Boa Tarde

    Tenho alguns álbuns de BD antigos, nomeadamente do TAAR, com algumas paginas danificadas, poderei dar outra utilidade as paginas boas, no caso revestir umas capas de Notebooks, sem estar a infringir a lei dos direito de autores.
    Desde já o meu Obg.

    atentamente
    Joaquim Costa

    ResponderEliminar