quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A BD A PRETO E BRANCO (20) - As escolhas de Carlos Rico (10)

JOSE LUIS GARCIA (1948)
Nasceu em Pontevedra (Espanha) mas viveu durante anos nos Estados Unidos, onde fez carreira de sucesso na BD.
Trabalhou para a Charlton Comics mas pouco depois mudou-se para a DC, desenhando personagens famosos como Superman, Wonder Woman, Batman, Hulk, Hawkman, Green Lantern, Green Arrow, Joker, Lex Luthor, etc.
Noutra "onda", publicou histórias de Terror em revistas como "Boris Karloff Tales of Mistery", "Ghostly Tales" ou "Grimm's Ghost Stories" e histórias de amor e romance em "Just Married" ou "Carrer Girl Romances". No género western é também um mestre. Os episódios da série Jonah Hex que desenhou são disso um exemplo.
Publicou, entre Dezembro de 1990 e Fevereiro de 1991 a mini-série de ficção científica "Twilight", que lhe valeu uma nomeação para os Prémios Eisner.
Prancha de "Red Weird West"
Prancha de Jonah Hex


GEORGE STOKES (? - ?)
Após demorada pesquisa, pouca coisa conseguimos apurar acerca da vida e obra deste autor. Sabe-se que nasceu no Canadá e que, com o seu traço "rude" (a fazer lembrar o de Tony Weare, criador de Matt Marriott) publicou em Inglaterra, nos anos 70, uma série que o guindou para a fama: "Wes Slade". Em Portugal foram publicados alguns episódios nas revistas "Condor", "Mundo de Aventuras" e "Jornal do Cuto".
Tinha, ou tem, um irmão - John Stokes - que também se notabilizou na BD, como desenhador, em Inglaterra.
Pouca, demasiado pouca informação sobre um autor de enorme craveira. Quem sabe algum leitor nos poderá elucidar um pouco mais e acrescentar algum detalhe à biografia deste grande nome da BD a preto e branco?...
Tiras de Wes Slade, a obra-prima de George Stokes



HARRY BISHOP (1922 - ?)
Nasceu em Painswick, Gloucestershire (Inglaterra), em 1920 ou 1922 (as fontes onde fomos pesquisar não estão de acordo neste aspecto). 
No seu trabalho salientam-se "Cal McCord", "Jesse James", "Buck Jones and Grandpa's Old Mine", "Tarna the Jungle Boy", "Wyatt Earp", "Bonanza", etc.
A sua obra mais conhecido, contudo, é "Gun Law", adaptação da série televisiva "Gunsmoke", que Bishop desenhou entre 1956 e finais dos anos 70 para o "Daily Express". Vários episódios desta série foram publicados entre nós nas revistas "Mundo de Aventuras", "Selecções do Mundo de Aventuras", "Tigre" e "Águia".
Em 1982, desenhou ainda "Wes Slade", a sua última contribuição para a BD. Pouco depois, uma infecção ocular obrigou-o a abandonar, demasiado cedo, a 9.ª Arte.
Tiras de "Gun Law", conhecido entre nós como "Matt Dillon"



Nota: Esta rubrica estava programada para terminar hoje mas, após alguma reflexão da nossa parte, chegámos à conclusão que há muitos mais autores que merecem ser relembrados. Decidimos, pois, continuar com ela por tempo indeterminado. Nas próximas semanas, portanto, teremos mais BD a Preto e Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário