segunda-feira, 18 de março de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (28)

CORTO MALTESE NO TEATRO - Não é inédito! Heróis-BD atrás de heróis-BD, têm-se sucedido no Cinema (está na moda) e em folhetins radiofónicos e, o que é talvez mais difícil e complicado, no Teatro.
Salientamos agora o caso, ou casos, do popular Corto Maltese... 
Aventuras deste personagem, em Itália, já foram levadas à cena com o devido êxito. 
Em Portugal, no filme "Zéfiro" (1993) realizado por José Álvaro Morais, o actor Paulo Pires fez de "Corto Maltese" numa intervenção muito especial.
Porém, o notável, aconteceu com a maravilhosa encenação de Carlos Carvalheiro (Companhia Fatias de Cá, em Tomar e regiões vizinhas), com a peça, "Corto Maltese - Concerto em O Menor para Harpa e Nitroglicerina" (da fase "As Célticas"). Que doideira maravilhosa, bem aproveitada nos cenários autênticos do espaço Teatro Destilaria da Brogueira, em Torres Novas!
Desta vez, "Corto Maltese" é muitíssimo bem vivido pelo actor Paulo Moura, que nos transmite o encanto fleumático e quiçá cínico, desse personagem-BD. 
No elenco desta peça, entre outros, contam-se: Bruno Guerra (Patrick), Joana Jacob (Banshee), Nuno Seixas (O'Sullivan), Filipe Seixas (Ogan) e Carlos Carvalheiro (Sean).
Pois este espectáculo, que às vezes é reposto pelo "Fatias de Cá", está gravado/editado em DVD. Quem o desejar, deverá contactar para: loja@fatiasdeca.net


A MALDIÇÃO DO AQUÁRIO - Edição Delcourt. Tomo décimo primeiro da bela série "Zodiaque", com os habituais autores do argumento e da capa, tendo agora no grafismo Vulkasin Gajic.
Poderá alguém, por estranho poder, transformar-se e até, ser "devorador" de outras espécies vivas?!... Que assustadora maldição é esta, que toca, força e queima os aquarianos?...


VOID 01 - A série, com álbuns autónomos, chama-se "La Grande Évasion". Este tomo, "Void 01", é o terceiro. Tem edição Delcourt, com argumento de Herik Hanna e grafismo de Sean Phillips.
Algures, no distante futuro e no espaço imenso, numa sinistra nave penitenciária, algo de brutal e vitalmente tenebroso acontece... Quem assassina quem? Quem procura, com loucura total ou estranha "consciência", sobreviver e livrar-se numa "grande evasão"?


WHALIGOË 1 - Com edição Casterman, "Whaligoë", é uma narrativa para dois tomos. Tem argumento de Yann e grafismo de Virginie Augustin.
Mistérios atrás de mistérios, localizados na sedutora e não menos misteriosa Escócia, sobretudo quando tudo se passa no "romântico" século XIX... Uma atmosfera no espaço e no tempo que jamais cansa os autores da Literatura, do Cinema, da Banda Desenhada.
Neste clima estranho em que um bizarro casal de Londres se refugia na aldeia que dá pelo nome de Whaligoë, nem mesmo falta a aparição do fantasma de uma bela jovem...
Neste ambiente pesado (a obra começa com um combate de galos), bem marcado pelas lendas e superstições dos celtas, Yann assume-se como um argumentista que sabe bem da poda e Virginie Augustin agrada-nos com o seu traço simples e bem expressivo.
Aqui estão alguns dos positivos ingredientes a seduzir qualquer amante da Banda Desenhada a uma atenta leitura.


QUADRINHOS INDEPENDENTES 119 - O brasileiro Edgard Guimarães edita, desde há muitos anos, o fanzine "QI" (Quadrinhos Independentes). De periodicidade bimestral, o "QI" destaca-se pelo conteúdo (banda desenhada, ilustração, artigos vários, divulgação de fanzines, cartas dos leitores, anúncios, etc) e pelo cuidado grafismo.  Este fanzine foi distinguido 13 vezes(!) com o prestigiado Prémio Angelo Agostini (entre 1995 e 2010) mas Edgard Guimarães (que também é autor das capas e de alguma banda desenhada inserida no "QI") não "abranda o ritmo" e continua a surpreender-nos a cada número que edita. 
O "QI" merece, sem dúvida, uma atenta leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário