segunda-feira, 4 de março de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (27)

VIAGEM AOS INFERNOS - Editado pela NetCom2 Editorial, "Viagem aos Infernos", é o primeiro tomo (serão cinco no total) da série "A Última Profecia", belissimamente elaborada pelo saudoso Gilles Chaillet (1946-2011), de quem, em breve tempo, aqui evocaremos a vida e obra.
Esta série situa-se historicamente nos tempos finais da Antiguidade e nos prelúdios da Idade Média. O fabuloso Império Romano está irremediavelmente no seu estertor. O Cristianismo ganha força (e acções cruéis e fundamentalistas, também). Há a ambiciosa guerra política, mas também, as maiores fúrias de religiões contundentes.
O nobre militar romano Flaviano, amargura-se e revolta-se no meio deste turbilhão impiedoso. E chega mesmo a descer e a visitar o lendário Inferno...


NO AR, PELO ATLÂNTICO SUL - "A Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul", será talvez a derradeira glória da briosa História de Portugal...
Esta epopeia heroicamente conseguida entre 30 de Março de 1922 (saindo de Lisboa) e 15 de Junho (chegada ao Rio de Janeiro) por Carlos Viegas GAGO COUTINHO e Artur de SACADURA Freire CABRAL, já em tempos havia sido publicada no Brasil (Ed. Ebal) com texto de Pedro Anísio e  traço de Eugénio Colonnese e, mais tarde, em cinco pranchas, com texto de Yves Duval e arte de Eddy Paape (publicada no "Mundo de Aventuras" n.º 372, a 27 de Novembro de 1980). Há também a devida referência, por José Garcês, na última prancha de "História da Aviação", publicada no n.º 338 da revista "Cavaleiro Andante". Agora, com o vigoroso traço (e texto devidamente documentado) de António Vassalo de Miranda e com edição da Comissão Cultural de Marinha, aí temos o álbum que merece todos os aplausos.
Esta epopeia inspirou depois "aventuras" similares a Sarmento de Beires e Brito Paes (Lisboa-Macau) em 1924, do mesmo Sarmento de Beires e sua equipa, em 1927,em travessia nocturna, de Portugal ao Brasil; e, ainda neste ano, do brasileiro João Ribeiro de Barros (Génova-S.Paulo) e do norte-americano Charles Lindberg (Nova Iorque-Paris).


LE POUVOIR DU CAPRICORNE - Com edição Delcourt, "Le Pouvoir du Capricorne", é o décimo tomo da série "Zodiaque". Na autoria, conta com os habituais Éric Corbeyran (argumento) e Thomas Ehretsmann (autor da capa). O traço do tomo, desta vez, coube a Alexis Robin. Vejamos o respectivo tema: 
Se o governador da Califórnia, Jonathan Silver, é o grande favorito na corrida à presidência dos Estados Unidos, isso deve-se a um seu percurso sem falhas e a um carisma que nada deve ao acaso. Porém, em plena campanha eleitoral,
um reencontro inesperado transporta-o ao tempo da sua juventude, quando só o seu instinto lhe ditava a conduta. Mas estes impulsos de uma outra idade, poderão causar seriamente a sua perda...


HÉLIUS - Com edição Lombard, "Hélius", é o primeiro tomo da trilogia "World War X", com argumento do belga Jerry Frissen e grafismo do dinamarquês Peter Snejberg.
Em 2017 (já tão próximo ?!...), a estação internacional lunar fica silenciada. Razão: na Lua, um medonho monstro extraterrestre despertou e aniquilou tudo o que era vida em seu redor. Mas este massacre é apenas a parte visível do iceberg, pois em breve, todo o planeta Terra vai ser implacavelmente molestado.
O bem enigmático Hélius, é o "herói" central deste tomo, onde Lisboa aparece nas pranchas 10, 11, 12 e 43, e a ilha de S. Miguel (Açores) na prancha 44.
Uma série agitada e de cortar o fôlego. E também, um convite para uma corajosa leitura.


CONQUISTADOR (II) - Com edição Glénat, é o segundo e último tomo desta breve série, com argumento de Jean Dufaux, traço de Philippe Xavier e cores de Jean-Jacques Chagnaud.
Com cenas espectaculares, tudo se passa quando os gananciosos e impiedosos castelhanos massacravam e roubavam para ficarem donos e senhores do que é hoje o México.
Numa linha violenta, a História e a ficção insólita andam aqui de braço dado.

Sem comentários:

Enviar um comentário