terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (26)

LE VOYAGE DU SAGITTAIRE - Com edição Delcourt, "Le Voyage du Sagittaire", é o nono tomo da tão interessante quão intrigante série "Zodiaque". Como norma nesta série, o argumento é de Corbeyran e a capa de Thomas Ehretsmann. O grafismo, desta vez, é do italiano Luca Malisan.
Curiosamente, este é o álbum onde o personagem central se conota acentuadamente com as características astrológicas do signo a que pertence, simbolizado pelo centauro: não bastando ter o apelido Chevalier (Cavaleiro), Vincent gosta de andar a cavalo, de praticar tiro ao arco, tem o poder de voltar atrás no tempo e o de curar os males dos outros. Mas não todos: não cura a morte, pois uma morte salva implica outra no seu lugar...
Aqui se trata da narrativa de uma tragédia amorosa, bem capaz de causar as devidas emoções aos leitores.

OSÍRIS - É o primeiro tomo de uma das séries curtas (até agora, apenas três álbuns), "Kéos", imaginadas por mestre Jacques Martin e aqui, com o notável grafismo de Jean Pleyers.
Tudo se passa no Antigo Egipto, com os seus enigmas e as suas irresistíveis seduções. Uma bela visita ao passado, com a História recontada com alguns pontos de vista (ou interpretações) pessoais de Martin. A ler!
A edição é da catalã NetCom2 Editorial, que recentemente passou a publicar também em português a BD franco-belga, para colocação de vendas em Portugal e no Brasil. Aplausos!

LA GUERRE DES BOULONS - Em Maio de 1968, o saudoso Dupa (aliás, Luc Dupanloup), criou a série bem divertida "Cubitus", esse gordo canino, tão matreiro como asneirento e sentimental. A série chama-se agora "Les Nouvelles Aventures de Cubitus", sendo "La Guerre des Boulons" o oitavo tomo.
Com edição Lombard, tem argumento de Erroc (aliás, Giles Corre) e traço de Michel Rodrigue.
Alguns outros personagens têm entrado na série, donde, e desde o princípio, Semáforo (o "dono" e companheirão humano), o gato Senechal (ora adversário ora aliado de Cubitus) e outros mais, como os que participam neste álbum: o caracol Médor e o anãozinho de barro de jardim, Helmut.
Ora toca lá a soltar essas gargalhadas!

MEXICO'N CARNE - Com edição Lombard, "Mexico'n Carne", é o terceiro tomo da série "Narcos", com argumento de Emmanuel Herzet e traço de Giuseppe Liotti.
Violenta e impiedosa, a série relata-nos as aventuras de dois agentes secretos, Enrico Riva e Matthew Deadrick.
Aparentemente rivais e com modos paralelos de actuação, estão porém juntos no combate à produção e ao tráfico da droga exportada a partir de certos países da América Latina, como o México e a Colômbia.

ULM.1805 - A 20 de Outubro de 1805, Napoleão Bonaparte, aceitou a rendição das 23 mil tropas austríacas comandadas pelo infeliz general Karl Mack. Este esperou em vão o apoio das aliadas tropas russas sob o comando de Mikhail Kutuzov... As tropas francesas tinham em coligação, forças militares da Baviera. Napoleão contava ainda com os seus notáveis generais, como Ney, Loison, Murat, Soult, Saint-Cyr, Massena, Lannes... Estratega por excelência, organizou bem as escaramuças de "diversão" para confundir os austríacos, vindo tudo a culminar com a rendição em Ulm. Mas tudo isso teve a inteligente e ardilosa actuação do cidadão Karl Ludwig Schulmeister (1770-1853), totalmente devotado a Napoleão, pelo que é cognominado de "o espião do Imperador".
Pela Joker Éditions, o álbum "Ulm.1805", é o primeiro tomo da série "L'Espion de l'Empereur", com argumento do francês Bruno Falba e grafismo do sérvio Sibin Slavkovic, onde se narram as acções deste notável personagem a soldo de Napoleão Bonaparte. Obviamente, aconselhamos a leitura desta série.

1 comentário:

  1. Boas,
    Deixem-me apenas acrescentar que a NetCom2 Editorial tem editados, neste momento, quatro álbuns em português.
    Para além do referido 'Osíris', estão também disponíveis os álbuns 'Viagem aos Infernos' (primeiro volume da série 'A Última Profecia') por Gilles Chaillet; e os dois primeiros da série 'As Investigações de Margot' (por Olivier Marin e Emilio Van der Zuiden): 'O Mistério do Traction 22' e 'As Deusas da Estrada'.
    A NetCom2 edita igualmente uma revista, a BDNet, que traz entrevistas com os autores, curiosidades, previews dos próximos álbuns a editar, e uma história em BD, cuja publicação será dividida por vários números da mesma.
    A revista é gratuita, e está disponível nas livrarias distribuidoras.

    ResponderEliminar