domingo, 21 de novembro de 2021

CAPAS (27) - FELICÍSIMO CORIA

Espanhol, nasceu em Palencia (região de Castela) a 16 de Janeiro de 1948. 
Muito jovem, foi com os pais viver para o País Basco, mas há vários anos que reside em Santander (região da Cantábria).
Foi assistente do grande mestre belga William Vance (1935-2018). Este casou com a sua irmã Petra Coria, que se tornou colorista de ambos.
Trabalhou algumas vezes com argumentistas, como Yves Duval, Stephen Desberg e Lucien Meys, vindo a tornar-se quase exclusivo desenhista da série "Bob Morane", com argumentos de Henri Verne.
No álbum "Les Meilleurs Récits de Coria/Duval" (edição Loup), registam-se dois temas ligados à História de Portugal: "La Reine Morte" (A Rainha Morta), versão sobre D. Ignez de Castro, segundo a peça homónima de Henry de Montherlant, e "O Príncipe Constante", sobre o Infante Dom Fernando (mártir em Marrocos), segundo a peça de Calderon de la Barca.
Pouco dado a ir a salões-BD, no entanto, teve a gentileza de marcar presença na "Sobreda-BD/2001", edição que tinha como país de honra a Espanha, donde o homenageado Juan Espallardo (de Múrcia), Xabel Areces (das Astúrias), tendo faltado por imperativos profissionais, o galego Miguelanxo Prado.
Da bela e já vasta obra de Coria (lê-se Cória), escolhemos quase ao acaso, algumas das suas belas capas que a seguir reproduzimos.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário