domingo, 21 de junho de 2020

CAPAS (3) - JOSÉ MANUEL SOARES

José Manuel Soares (1932-2017)
Como já por aqui indicámos, e assim o faremos, as ​"Capas" que apresentamos (para gáudio dos ​coleccionadores), não são as totais de cada autor ​mas, talvez e apenas, algumas das mais marcantes de ​cada um. E muitos dos desenhistas que aqui ​irão desfilar (incluindo ocasionais estrangeiros), têm ​narrativas publicadas que jamais tiveram capa ​alusiva. Estranhos caprichos!
​Hoje, em boa memória, trazemos aqui o sempre recordado José Manuel Soares, nascido em S.Teotónio (Baixo Alentejo) a 7 de Setembro de 1932 e falecido na Costa da Caparica
(Concelho de Almada) a 31 de Dezembro de 2017.

Foi acima de tudo um magnífico pintor, em deslumbrante rivalidade com o seu colega, o saudoso Carlos Alberto Santos.
Fez outras capas, belas, mas não só para a 9.ª Arte...
Estreou-se no mundo da Banda Desenhada em 1950, elaborando a capa para a revista "Diabrete" no exemplar duplo 780/781, alusiva ao Natal desse ano. E por aqui, ficou viciado pela Banda Desenhada!...
Muitas obras suas pela 9.ª Arte, por estranhas razões, não tiveram a glória de merecer capa… Mas elas fixaram-se na BD, na Pintura, em revistas anedóticas, em livros infantis, em álbuns, etc.
​Registamos um especial e admirável exemplo: a capa do álbum ​"A Ala dos Namorados" (Antologia da BD Portuguesa, n.º 15), é a ​reprodução (por sua vontade) de um dos seus mais espectaculares ​quadros (Pintura), focando a nossa honrosa vitória na ​Batalha de Aljubarrota a 14 de Agosto de 1385.
​Pela BD, José Manuel Soares, foi homenageado ao vivo nos Salões ​da Sobreda (1986), de Moura (1993) e de Lisboa, pelo Clube Português de Banda Desenhada (1996). Tão pouco?!…
​Vejamos ou descubramos algumas das suas bonitas capas.

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário