quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

HERÓIS INESQUECÍVEIS (69) - FALCÃO NEGRO

Nesta galeria de heróis inesquecíveis que vamos apresentando ou recordando de vez em quando, Falcão Negro, é o sétimo “português”... Isto porque os anteriores, Ted Kirk e Tomahawak Tom, por Vítor Péon, não tinham a nossa  nacionalidade, o que já acontecia, pressupostamente, com O Ponto por Fernandes Silva, Jim del Mónaco por Luís Louro/Tozé Simões, Tónius, o Lusitano por André e.... Tom Vitoin por Luís Pinto-Coelho.
Eduardo Teixeira Coelho
(1919-2005)
Falcão Negro é uma breve, mas marcante, série no ambiente western, que começou por ser uma longa novela, com texto de Raúl Correia e grafismo do nosso admirável Eduardo Teixeira Coelho, publicada n' "O Mosquito", em 1943.
A novela termina precisamente com o nascimento de Falcão Negro, a quem os pais, Jim West e Louise, deram o nome de Fred. A alcunha de Falcão Negro foi-lhe posta pelos índios.
Alguns anos depois, Raúl Correia e Eduardo Teixeira Coelho pegaram no personagem e transformaram-no numa série em banda desenhada.
A série resume-se a seis narrativas, quatro delas publicadas no jornal "O Mosquito": “Falcão Negro, o Filho de Jim West”, “Tempestade em Forte Benton”, “As Vítimas do Sol” e “Terra Turbulenta”. Em Espanha, na revista "Chicos", foi republicada também a 1.ª aventura, a par de duas inéditas, uma das quais saiu no "Cavaleiro Andante", em 1954.
Vamos por partes:

FALCÃO NEGRO (o Filho de Jim West), é ainda o adolescente aventureiro e corajoso Fred West. Esta narrativa foi publicada em 1946, n' “O Mosquito” (do #713 ao #748), sendo considerada por alguns críticos como a melhor aventura de Falcão Negro. Foi também reeditada, em 1972, no “Jornal do Cuto” (entre o #35 e o #67) e em 1987 surgiu em álbum pelas edições Futura, na colecção "Antologia da BD Portuguesa", com Jorge Magalhães a adaptar o texto e legendagem manual de Catherine Labey.
"Falcão Negro", por ETCoelho, in "Antologia da BD Portuguesa" #17
(Edições Futura, 1987). Capa de Augusto Trigo
 

É já em 1949, e também na revista “O Mosquito” (1.ª fase), que se publicam sucessivamente, as outras três aventuras, já com um Fred West adulto:
TEMPESTADE NO FORTE BENTON, do #1023 ao #1064; foi reeditada no “Jornal do Cuto”, do #68 ao #97, nos anos 72/73. É tida como muito arrastada e de pouca força...

AS VÍTIMAS DO SOL, do #1065 ao #1081. A narrativa entusiasma, mas só até certo ponto. Qualquer coisa escapou no argumento, pois a arte de ETC está bem lá.

TERRA TURBULENTA, do #1083 ao #1098. Segundo o malogrado crítico A. Dias de Deus, é, destas três últimas aventuras, a mais conseguida...


No “Cavaleiro Andante”, do #134 (24.07.1954) ao #141 (04.09.1954), foi publicada uma aventura chamada FALCÃO NEGRO (publicada também em Espanha, na revista "Chicos", como já dissemos).
Capa e prancha de "Falcão Negro", por ETCoelho (desenhos) e Raúl Correia (texto),
in "Cavaleiro Andante"

De qualquer modo, ao leitor sem ideias de preciosismos o que importou e importa é o personagem central e as suas aventuras. Marcaram bem as nossas juventudes!
Para além de Espanha, algumas aventuras de Falcão Negro foram também editadas no Brasil.

Agradecemos a colaboração prestada por Catherine Labey que, com o malogrado Jorge Magalhães, nos ajudaram a recolher alguma informação para este post...
LB/CR
Página da aventura inicial de Falcão Negro publicada em Espanha (totalmente remontada)
sob o título "El Jefe Iroquês", in revista "Chicos" (3.ª série) #5 a #9 (1954)

 
Episódio inédito em Portugal de uma aventura de Falcão Negro, in "Chicos" #17 e #18
Ediciones El Cid (Espanha, 1954)

 
Capas (de Miguel Penteado, a partir de ilustrações internas) das revistas brasileiras
"Falcão Negro" #1 - (Ed. La Selva?) (1953) e "Aventuras no Faroeste" #1 - Ed. Pan Juvenil (anos 60),
onde foram reeditadas algumas aventuras de Falcão Negro

Sem comentários:

Enviar um comentário