terça-feira, 27 de setembro de 2016

BREVES (33)

EXPOSIÇÃO SOBRE HERGÉ
A obra de Hergé, uma vez mais, é revisitada numa bela exposição que inaugura amanhã, dia 28, em França, no Grand Palais de Paris.
A mostra, que se prolonga até 15 de Janeiro, contempla a exibição de filmes e documentários, workshops, conferências e, a 20 de Novembro, o programa específico "Tintin à l'Opéra" (com a interpretação das árias de ópera que surgem nos álbuns de Tintin). Um programa recheado de bons motivos para visitar a cidade-luz nos próximos tempos...
Mais informação pode ser consultada no site oficial da exposição.





GOSCINNY EVOCADO EM LEIRIA
A propósito dos 90 anos do nascimento de René Goscinny a 14 de Agosto de 1926, está patente na Biblioteca da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, uma exposição evocativa da vida e obra deste argumentista francês.
A exposição foi inaugurada a 12 de Setembro e encerra a 29 de Outubro.





ESTÃO ABERTOS OS CONCURSOS DO AMADORA BD
Os interessados em participar nos Concursos de Banda Desenhada e Cartune promovidos pelo 27.º Amadora BD já têm o regulamento disponível.
Subordinado ao tema "Ponte 25 de Abril - 50 anos a ligar destinos", o concurso tem como prazo limite para entrega de trabalhos o próximo dia 17 de Outubro.
Informação mais completa e detalhada pode ser consultada aqui. 





Christophe Simon



CHRISTOPHE SIMON PREMIADO
Há pouco  tempo, noutra frequente rubrica nossa, falámos do mais recente álbum da série “Corentin”, desta vez, sob arte de Christophe Simon.
Pois bem: pelo seu digno (no traço) empenho, ele acaba de receber (segundo informação das Éditions du Lombard, Bélgica), o belo Prix Saint Michel de la Presse 2016,  justamente por este seu trabalho.
Parabéns, Chistophe Simon!





Jukka Murtosaari (1963-2016),
durante o salão Moura BD 2004

ADEUS, JUKKA!
Faleceu, nos primeiros dias de Setembro, Jukka Murtosaari, banda desenhista e ilustrador finlândes, de apenas 53 anos.
Dono de um traço extremamente versátil (desenhava cenas humorísticas e realistas com idêntica facilidade), Jukka trabalhou em filmes de animação nos Estados Unidos e realizou capas para os Estúdios Disney, também nos EUA, para revistas como Duck Tales, Roger Rabbit ou Uncle Scrooge.
Nascido em Helsínquia, a 2 de Janeiro de 1963, Jukka Murtosaari fixou residência em Portugal, na cidade de Almada, desde 1999 quando foi homenageado nas jornadas BD da Sobreda (onde recebeu o Troféu Sobredão).
Foi, também, homenageado no salão Moura BD, em 2005, onde recebeu o primeiro Troféu Balanito de Honra outorgado a um autor estrangeiro.
Mantinha colaboração regular com editoras finlandesas, suecas e holandesas.
R.I.P. Jukka!











ANIVERSÁRIOS EM OUTUBRO
Dia 02 - Joe Sacco (maltês)
Dia 08 - Yoann (francês)
Dia 10 - José Pires
Dia 12 - Siro (francês)
Dia 16 - José Carlos Fernandes
Dia 21 - Rui Pimentel
Dia 22 - Yuri Jigunov (russo)
Dia 24 - Ziraldo (brasileiro)
Dia 27 - Mauricio de Sousa (brasileiro)
Dia 31 - Claudio Villa (italiano)

1 comentário: