domingo, 17 de janeiro de 2016

PELA BD DOS OUTROS (19) - A BD DE MALTA

Localização de Malta na Europa
Hoje em dia, Malta é uma república, com a capital em Valeta, sendo membro da União Europeia e tendo o euro como moeda. Situada mais ou menos a meio do Mar Mediterrâneo, com a Itália para norte e a Tunísia para sul. Sendo um estado insular, tem como principais ilhas Malta, Gozo e Comino, e mais cerca de doze ilhéus desabitados.
O território terá sido povoado por cerca de 2.500 anos antes de Cristo, durante o Neolítico. Com uma situação estratégica, através dos tempos, foi cobiçada e dominada por diversos povos: fenícios, gregos, cartagineses, romanos, árabes, espanhóis, franceses, italianos e ingleses. O turismo e o seu mel de alta qualidade, são as maiores fontes de rendimento.
Línguas oficiais: maltês e inglês, se bem que o italiano também seja muito usado. Tem uma cultura muita vasta, rica e variada, sobretudo na Arquitectura, Pintura e Escultura, não lhe faltando também um bom lote de escritores em diversas vertentes, como por exemplo: os prosadores Frans Sammut e Joe Camilleri, os poetas Adrian Grima e Norbert Bugeja e os dramaturgos Francis Ebejer, Alfred Sant e Oreste Calleja. Pelas actrizes e actores, entre muitos outros, destacam-se: Roberta Angelica, Veronica Hurst, Sarah Harrison, Joseph Calleia, Lino Grech e Andrei Claude.
Pela religião, é um estado predominantemente católico.
Pelo longo período em que foi governada pela Ordem Soberana e Militar de Malta, na lista dos seus Grão-Mestres, contam-se quatro portugueses: D.Afonso de Portugal (1203-1206), D. Luís Mendes de Vasconcelos (1622-1623), D. António Manoel de Vilhena (1722-1736) e D. Manuel Pinto da Fonseca (1741-1773).
A BD Maltesa começou a afirmar-se tardiamente. O seu pioneiro terá sido Gorg Mallia, nos fins dos anos 60 do século passado. Mas outros mais se foram notabilizando, como: Norman C. Borg, Fabio Agius, Victor Pulis, Guzi Gatt, Mark Scicluna, Samuel Mallia e, o mais internacionalizado de todos, Joe Sacco.

De Gorg Mallia, salientam-se as séries, “One Family” e “Sargento Valleta”...
Tiras de "One Family"
Tira de "(Don't) Think!"

Com Mark Scicluna e Moira Zahra, a criação mais famosa é “A Space Boy Dream”...
Capa de "A Space Boy Dream"
Prancha de "A Space Boy Dream"

Fabio Agius, tem a já célebre “The Golden Lizard”...
Capa de "The Golden Lizard", por Fabio Agius, Le Galle e Ellul

Victor Pulis, “The First Siege”...

Capa e prancha de "The First Siege"

...e Guzi Gatt, “Il-Gawgaw u I-Imlejka” e “Kranium”.
Com Joe Sacco, da sua já grande obra, os títulos mais importantes são: “Palestina”, “The Fixer”, “Gorazde”, “Soba”, “Bumf”, etc.
Capa e prancha de "Palestine"

Capa e prancha de "Gorazde"

Capa e prancha de "Soba"

Vamos conhecer melhor (a Cultura não ocupa lugar e só nos enriquece...) a BD Maltesa e esquecer um pouco os “servilismos” bedéfilos vigentes?
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário