quinta-feira, 30 de abril de 2015

A BD A PRETO E BRANCO (23) - As escolhas de Luiz Beira (13)

FRANÇOIS CRAENHALS (1926-2004).
Cidadão belga, faleceu devido a uma operação ao coração que não teve um final feliz... Amante de Portugal, por cá esteve quatro vezes: três em edições dos Salões da Sobreda e mais uma para um salão-BD de Viseu. Tem obra imensa, donde até se contam séries que "teve de desenhar", não sendo porém, do seu agrado. Mas há duas grandes séries que são pontos de honra na sua bibliografia: "Pom et Teddy", localizada no mundo circense, e "Chevalier Ardent", localizada na Idade Média. Admirável!
Série "Pom et Teddy", in "Cavaleiro Andante" #384
A mais famosa série de Craenhals: "Chevalier Ardent"


GUIDO BUZZELLI (1927-1992).
Notável desenhista italiano, com um estilo pessoal mais duro
e "feroz" do que elegante e fácil, tem obra reconhecidíssima e editada em diversos países, incluindo Portugal. Portentoso, ficou na História da BD, dado ao seu arrojado valor. Algumas
criações suas: "La Rivolta dei Racchi", "Zasafir", "Angelique", "Nevada Hill", "Ressureição", etc, para além de ter também desenhado episódios de "Tex Willer".


Prancha de "Ressureição", in "O Mosquito" #7 (V série)
Prancha de "Mario"




JOSÉ GARCÊS (1928).
Nasceu em Lisboa e reside na zona da Amadora. Estudou na Escola António Arroio. Foi homenageado em diversos salões-BD e tem o seu nome na toponímia e numa escola na região onde reside. Colaborou para inúmeros periódicos. Da sua vasta obra, salientam-se os títulos: "Eurico, o Presbítero", "Viriato", "A História de Portugal em Banda Desenhada", "Através do Deserto", "A História de Olhão", "O Sargento-Mor de Vilar", "Picaroto, o Baleeiro", "Palo Quiri", "O Falcão", "História do Jardim Zoológico de Lisboa", etc, etc.
LB
Prancha de "Picaroto, o Baleeiro"
Prancha de "Eurico, o Presbítero", onde Garcês aplicou o preto e branco de forma soberba.

Sem comentários:

Enviar um comentário