sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

DE ACTORES A HERÓIS DE PAPEL (5) - TOTÒ

Totò (1898-1967)
Idolatrado em Itália, nasceu em Nápoles a 15 de Fevereiro de 1898 e faleceu em Roma a 15 de Abril de 1967. É sem dúvida um dos maiores actores cómicos de todos os tempos, tendo passado pelo Teatro, a Televisão e, obviamente, o Cinema, vertente que o tornou justificadamente célebre em todo o mundo.
Recebeu o nome de Antonio Vincenzo Stefano Clemente, mas também se fez conhecer como Antonio de Curtis, sendo Totó o seu nome artístico.
Após  a Grande Guerra 1939-1945, o tribunal de Nápoles reconheceu-lhe o seu verdadeiro e extenso nome, bem como os diversos títulos nobiliárquicos a que se dizia com direito. Recentemente porém, com razão ou sem ela, estudos feitos por Giovanni Grimaldi e pelo Marquês Camillo de Curtis, indicam que não há fundamento para a pretensa nobreza de Totò... Verdade ou intriga invejosa?...
Nobre ou não, tanto faz, o que importa, é o seu gigantesco e inultrapassável talento!
Tendo-se estreado no Cinema no filme "Fermo Con le Mani!", sob realizão de Gero Zambuto, tem uma honrosa e grande filmografia, donde salientamos filmes como "Totò Procura Casa", "Totò Tarzan", "Totò Cheique", "O Imperador de Capri", "Polícias e Ladrões", "Onde Está a Liberdade?", "O Turco Napolitano", "Miséria e Nobreza", "O Oiro de Nápoles", "Totò, Fernandel e a Lei", "Totò Diabólico", "Totò e Cleópatra", "Totò da Arábia", "A Mandrágola", "Passarinhos e Passarões " (extraordináriamente irresistível!) e "Operação San Gennaro".
Alguns dos filmes de Totó...

...e uma hilariante cena da película "Miséria e Nobreza"

Foi dirigido na 7.ª Arte por famosos realizadores como Steno, Mario Monicelli, Roberto Rosselini, Mario Mattòli, Vittorio De Sica, Christian-Jaque, Alberto Lattuada, Pier Paolo Pasolini e Dino Risi, de entre outros.
A Banda Desenhada (fumetti, em italiano) não o esqueceu. Em 1953, as Edizioni Diana di Roma, publicaram uma colecção de doze mini-álbuns desenhados por A. L. Castellari. Uma colecção esgotadíssima!... Buscávamos há muito, para este post, algum  exemplo (de prancha), mas era quase impossível, para desgosto nosso... Um amigo nosso italiano e residente em Portugal, foi a Itália de férias. A nosso pedido, logo se prestou a tentar safar-nos este assunto. Lá conseguiu que lhe dessem um contacto de um coleccionador que tinha apenas oito dos doze números (os que foram editados) e que só venderia esse conjunto (oito números) pela módica quantia de... 900 euros!... Que piranha!... Felizmente conseguimos depois algumas ilustrações, embora com pouca resolução... 
Capa de "Totò e il Segreto Atomico"
Duas pranchas de "Totò e il Segreto Atomico", por A. L. Castellari

Outras abordagens a Totò pela Banda Desenhada italiana:

Com arte de Lapis Lapone e texto de Giorgio Figus, na obra "La Livella - Omaggio a Totò"...
Pranchas de "La Livella - Omaggio a Totò", por Giorgio Figus e Lapis Lapone


"Lo Scunizzo del Rione Sanitá", com texto de Marco M. Di Tillo e traço do impecável e bem saudoso Gianni De Luca.
Totò em "Lo Scunizzo del Rione Sanitá", por Marco Di Tillo e Gianni De Lucca 

Se há mais exemplos, por ora, desconhecemos...
Por outro lado, em merecidas honras a Totò, em Itália, foram impressos quatro selos e cunhadas medalhas (de oiro e de prata) em homenagem a este grande senhor da Cena, o palco e a tela.
Regista-se agora, a terminar, que em 1984, a Cinemateca Portuguesa, com apoios da Embaixada de Itália e o Instituto Italiano de Cultura, editou um precioso álbum monográfico dedicado a Totò. Há que conhecer esta obra... se não estiver esgotada.
Por outro lado, o televisivo Canal Memória, se fosse mais positivo e inteligente e menos "chulo", deveria exibir os principais filmes de Totò, em vez de estar sempre a exibir as mesmas e fossilizadas fitas que já todos conhecem. Oh, santa incompetência!...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário