quarta-feira, 10 de julho de 2013

CINEMA E BANDA DESENHADA - ASTÉRIX

É sempre  um risco e muito complicado passar a BD ao Cinema. Salvaguarde-se, com certa reserva, quando tais filmes têm argumentos propositados e não vêm de adaptações de BD's já existentes. É que, por norma, estas adaptações sofrem os caprichos "inventivos" dos realizadores...
Dois exemplos apenas: "O Príncipe Valente", realizado em 1954 por Henry Hathaway, era fraco, todavia aceitável; mas, "O Príncipe Valente", realizado em 1997 por Anthony Hickox, era pavoroso. Por sua vez, "Tintin e o Segredo do Licorne", realizado por Steven Spielberg em 2011 e que englobava com imensa deturpação os álbuns "O Caranguejo das Pinças de Oiro", "O Segredo do Licorne" e "O Tesoiro de Rackham, o Terrível"... deu num desastre repulsivo.
Vamos agora ao famosíssimo Astérix e todos os seus companheiros que, com actores - é apenas a este aspecto que me (LB) refiro, descartando intencionalmente as adaptações ao Cinema de Animação - conta com quatro filmes:
1999 - Claude Zidi realizou "Astérix e Obélix Contra César". Aparentemente, trata-se de um argumento original e demonstra-se (com vários defeitos) como um "cartão de visita" desta série-BD no Cinema.

2002 - Alain Chabat realizou ""Astérix e Obélix: Missão Cleópatra", tentativa de adaptar ao Cinema a narrativa "Astérix e Cleópatra". Mais ou menos, safou-se...

2008 - Frédéric Forestier e Thomas Langmann realizaram "Astérix nos Jogos Olímpicos", procurando acertar com a adaptação do álbum homónimo. Bem... como dizer?...

2012 - Laurent Tirard realizou "Astérix e Obélix: Ao Serviço de Sua Magestade", jogando um tanto abusivamente com o título de uma das aventuras de James Bond e indicando que a fita se baseia na junção dos álbuns "Astérix Entre os Bretões" e "Astérix Entre os Normandos".
Resultado: o filme é um horror! Péssimo até dizer basta!...É chato e não tem ponta por onde se lhe pegue. Lastimo os euros que gastei ao comprar o respectivo DVD e lamento bem o tempo em que gastei as minhas já cansadas dioptrias a vê-lo.

Depois, há o elenco... Gérard Depardieu, sempre a fazer de Obélix nos quatro filmes, é impecável. Saltamos para a fita dos Jogos Olímpicos: esse actor de peso que é Alain Delon, compõe muitíssimo bem este Júlio César. O grande desastre vem no filme seguinte: a bela e talentosa Catherine Deneuve, numa bizarra Rainha Cordélia (caricatura mal disfarçada à actual rainha inglesa, Elizabeth II), passa o filme, nitidamente a "apanhar bonés"! Um verdadeiro insulto ao talento desta actriz francesa!... Catherine Deneuve deve ter um grande estofo e uma personalidade muito forte por não ter recusado participar ou... ou então, foi vilmente enganada pela produção-realização.
Gérard Depardieu, Alan Delon e Catherine Deneuve
Quanto ao Astérix, já apanhou três intérpretes: Christian Clavier (nos dois primeiros), Clovis Cornillac (no terceiro) e Edouard Baer (o pior, no mais recente ).
Hélàs!...
LB

Christian Clavier, Clovis Cornillac e Edouard Baer, os 3 Astérix's

Sem comentários:

Enviar um comentário