sexta-feira, 21 de abril de 2023

CAPAS (36) - THEO

Theo
Theo Caneschi, ou simpleresmente Theo, que é como assina, nasceu em Vinci (Itália) a 9 de Junho de 1973. No seu país elaborou muitas ilustrações e reconstituições para vários museus na Europa.
O seu grande salto para uma gloriosa internacionalização aconteceu no ano 2000, quando a editora francesa Delcourt o convidou para desenhar a série "Le Trône d'Argile" (seis álbuns) com argumentos de Nicholas Jarry e France Richemond.
Em 2009, para a mesma editora, elaborou com muita classe, a ousada e quase escabrosa série em quatro álbuns, "Le Pape Terrible" (Júlio II ), desta vez com argumentos do também terrível Alejandro Jodorowsky. Uma série audaciosa e frontal, quiçá muito controversa...
Algum tempo depois, é a editora Dargaud que o convida para dar seguimento à série "Murena", dado que o desenhista original, Philippe Delaby, havia falecido. Com argumentos de Jean Dufaux, para esta série Theo desenhou, até agora, dois álbuns, que foram editados em português pela Asa.
Abaixo reproduzimos em notável registo, algumas das belas capas que fez. Bravo, Theo!
LB

segunda-feira, 17 de abril de 2023

BREVES (115)

BARREIRO ILUSTRA BD 

Inaugurou este fim de semana a 4.ª edição da Barreiro Ilustra BD - Mostra de Banda Desenhada e Ilustração do Barreiro.
Nesta edição, a Câmara Municipal do Barreiro apresenta um novo formato de programação apostando mais em exposições individuais, em vez de coletivas, bem como em novos estilos, diversificando do tema fantástico, predominante nas edições anteriores. 
Segundo palavras da organização: "através de uma parceria com a Penguin Books, teremos as pranchas originais de Balada Para Sophie, de Filipe Melo, e do desenhador argentino Juan Cavia. O versátil António Jorge Gonçalves apresenta-nos a sua nova obra Desenhar Do Escuro e Marco Mendes traz-nos o seu Biopic, ao estilo da BD panorâmica italiano. Em termos de exposição coletiva, a Editora Ala dos Livros apresenta-nos a sua ALA Portuguesa, com a participação de autores como Luís Louro, Marcos Calhorda, Daniel Maia, Diogo Campos e Hugo Teixeira, havendo uma secção para as lendas da BD, Jorge Magalhães e Augusto Trigo".
Mais uma vez, a "IlustraBD" estender-se-á para fora de portas através da exposição individual de Henrique Pirote, na Galeria da Biblioteca Municipal do Barreiro. 
Paralelamente, a iniciativa incluirá feira do livro com sessões de autógrafos e desenho ao vivo, ciclo de conversas, workshops e sessões de cinema.
Em cada edição é convidado um autor para criar a imagem gráfica, sendo que esta edição da "IlustraBD" tem o cunho do artista barreirense Ricardo Reis (parabéns pelo belo cartaz!), que participou enquanto autor nas edições anteriores e realizou duas exposições individuais, em parceria com o Município do Barreiro.
A mostra ficará patente até 4 de junho, sendo que o programa pode ser seguido clicando aqui.


CPBD INICIA CICLO DE PALESTRAS
Depois de uma pausa demasiado longa, o Clube Português de Banda Desenhada, com o apoio logístico da Câmara Municipal da Amadora, prepara-se para iniciar um novo ciclo de palestras denominado "Conversas à volta da Banda Desenhada". 
No próximo dia 6 de Maio (sábado), entre as 15:00 e as 17:00 horas, na sede do Clube, o Prof. António Martinó Coutinho iniciará este ciclo, tendo a primeira sessão o tema "As relações entre texto e imagem - História e Evolução".
Um ciclo de palestras a não perder, evidentemente!


BEJA BD JÁ MEXE...
Cartaz de Susa Monteiro
Chegam-nos as primeiras notícias sobre a XVIII edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, através do seu director, Paulo Monteiro.
Organizado pela Câmara Municipal de Beja, o FIBDB inaugura dia 2 de Junho, às 21h00, na Casa da Cultura, e ficará patente até dia 18.
Estas são as exposições para já confirmadas:
𝐀𝐍𝐀𝐁𝐄𝐋 𝐂𝐎𝐋𝐀𝐙𝐎 - Espanha
𝐀𝐍𝐃𝐑É 𝐏𝐄𝐑𝐄𝐈𝐑𝐀 - Portugal
𝐂𝐀𝐑𝐋𝐎𝐒 𝐏Á𝐒𝐂𝐎𝐀 - Portugal
𝐇𝐄𝐑𝐌𝐀𝐍𝐍 - 𝐃𝐔𝐊𝐄 - Bélgica
𝐉𝐎𝐀𝐍𝐀 𝐄𝐒𝐓𝐑𝐄𝐋𝐀 - Portugal
𝐉𝐎Ã𝐎 𝐒𝐄𝐐𝐔𝐄𝐈𝐑𝐀 - Portugal
𝐉𝐎𝐒É 𝐑𝐔𝐘 - 𝐋𝐄𝐍𝐃𝐀𝐒 𝐉𝐀𝐏𝐎𝐍𝐄𝐒𝐀𝐒 - Portugal
𝐏𝐀𝐓𝐑Í𝐂𝐈𝐀 𝐂𝐎𝐒𝐓𝐀 - Portugal
𝐌𝐀𝐔𝐑Í𝐂𝐈𝐎 𝐃𝐄 𝐒𝐎𝐔𝐒𝐀 - 𝐀 𝐓𝐔𝐑𝐌𝐀 𝐃𝐀 𝐌Ó𝐍𝐈𝐂𝐀 - Brasil
𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐁𝐎𝐑𝐆𝐄𝐒 - Brasil
𝐏𝐄𝐃𝐑𝐎 𝐌𝐀𝐒𝐒𝐀𝐍𝐎 - Portugal
𝐑𝐈𝐂𝐀𝐑𝐃𝐎 𝐁𝐀𝐏𝐓𝐈𝐒𝐓𝐀 - Portugal
𝐑𝐈𝐂𝐀𝐑𝐃𝐎 𝐋𝐄𝐈𝐓𝐄 - Brasil
𝐑Ú𝐁𝐄𝐍 𝐏𝐄𝐋𝐋𝐄𝐉𝐄𝐑𝐎
- Espanha
𝐓𝐄𝐍𝐓Á𝐂𝐔𝐋𝐎 - Portugal
𝐓𝐎𝐔𝐏𝐄𝐈𝐑𝐀 - Brasil/Inglaterra/Portugal
𝐙𝐀𝐍𝐙𝐈𝐌 - França

𝐀𝐔𝐓𝐎𝐑𝐄𝐒 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐄𝐍𝐓𝐄𝐒 𝐄𝐌 𝐁𝐄𝐉𝐀 𝐍𝐎𝐒 𝐃𝐈𝐀𝐒 𝟐,𝟑 𝐄 𝟒 𝐃𝐄 𝐉𝐔𝐍𝐇𝐎:

Anabel Colazo | André Pereira | Autores da coletiva Tentáculo | Autores da coletiva Toupeira | Carlos Páscoa | Joana Estrela | João Sequeira | Patrícia Costa | Paulo Borges | Pedro Massano | Ricardo Baptista | Ricardo Leite | Rúben Pellejero | Zanzim

Apresentações | Lançamentos | Conversas com os Autores | Sessões de Autógrafos | Concertos Desenhados | Revisão de Portfólios | Oficinas | Mercado do Livro

Voltaremos a este assunto...


ANIVERSÁRIOS EM MAIO
Dia 01 - Alex Niño (filipino)
Dia 02 - Jerry Scott (estado-unidense)
Dia 03 - Bill Sienkiewicz (estado-unidense)
Dia 04 - José Luis Galiano (espanhol)
Tito (espanhol)
Dia 05 - Adam Hughes (estado-unidense)
Dia 08 - Dino Attanasio (italiano)
Dia 09 - Rui Lacas
Dia 15 - Dani Almeida
Dia 22 - Veronik Frossard (suíça)
Dia 26 - Luís Diferr
Dia 28 - Johann Sfar (francês) e Bartolomé Segui (espanhol)
Dia 31 - Miguel Rebelo

CR/LB

sábado, 8 de abril de 2023

NOVIDADES EDITORIAIS (248)

TOMIS - Divertido e didáctico álbum romeno, com edição do Museu de História Nacional e Arqueologia de Constança. Tem argumento de Octav Ungureanu e arte de Alexandru Ciubotariu, Stefan Buturugã e Bogdan Buturugã.
É a história de Tomis (actual Constança) e tem como personagem central e narrador, o escritor romano Ovídio, aliás Publius Ovidius Naso.
Uma obra muito interessante com humor e heroicidades.


PEDRO E O IMPERADOR - Edição Polvo. Autores: a parceria de Batista (brasileiro) e Joana Afonso (portuguesa).
Aplausos plenos para esta obra invulgar, cheia de emoções e algum grato humor, através de uma longa conversa entre D. Pedro IV de Portugal (D. Pedro I do Brasil) e o filho, Dom Pedro II do Brasil.
Parabéns à editora e aos dois autores pelo encanto desta obra que muito agradará aos bedéfilos do Brasil e de Portugal.


A ADOPÇÃO - Edição Ala dos Livros. Autores: argumento de Zidrou e arte de Arno Monin. Tradução de Helena Romão.
Num belo volume integral (na versão original francófona abarcava dois tomos) relata, com força e comoção quanto baste, a história de Quinzya, uma garota peruana que, sendo órfã e com quatro anos de idade, é adoptada por uma família francesa.
Depois, é a grande viagem pela vida e o encontro com o amor. Daí que na contracapa do álbum se cite em alerta: "O amor não se rouba. O amor não se compra. O amor merece-se"
"A Adopção" é uma obra que sugere muita atenção e aplausos.

LB