sábado, 29 de outubro de 2022

BREVES (111)

CoBrA: OPERAÇÃO GOA - APRESENTAÇÃO E EXPOSIÇÃO NA MOITA
A convite da Câmara Municipal da Moita e da Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, no dia 27 de Outubro, no auditório daquela biblioteca, teve lugar uma apresentação do livro CoBrA: Operação Goa, com a presença do escritor Marco Calhorda e do desenhador Daniel Maia, seguida de sessão de autógrafos.
Até 11 de Novembro, está patente na Junta de Freguesia da Moita uma breve mostra da obra, com informação histórica dirigida a público em idade escolar.
CoBrA: Operação Goa (Ala dos Livros) foi nomeado como Melhor Ilustração em Obra Nacional no 4.º Prémio Bandas Desenhadas (2022) e em Melhor Obra de BD de Autor Português no Prémio de BD da Amadora ‘2022.
Morada: R. Dr. Alexandre Sequeira 36 2860, 2860-412 Moita
Contactos: 210 817 040 / div.cultura@mail.cm-moita.pt



FALECEU CLAUDIO BIERN BOYD, O CRIADOR DE DARTACÃO
No passado dia 14 de Outubro, faleceu Claudio Biern Boyd, criador das séries de animação para a TV "Dartacão e os Três Moscãoteiros", "David, o Gnomo", "O Pequeno Cid" e "A Volta ao Mundo de Willy Fog".
Nascido em 1940, em Palma de Maiorca (Espanha), fundou nos anos 70 os Estúdios de Animação BRB International, que se tornariam numa empresa de grande projecção quando Boyd resolveu adaptar a uma série de desenhos animados o célebre romance de Alexandre Dumas, "Os Três Mosqueteiros", em 1982.
Na série (passada em mais de 300 estações de televisão, e que ainda hoje, continua a ser um sucesso em alguns países), os protagonistas eram todos cães (com excepção de dois, a Milady - uma gata - e o Cardeal Richlieu - um graxaim-do-campo).
Outra das séries da BRB que fez furor entre o público português foi a adaptação de "A Volta ao Mundo em 80 Dias", de Júlio Verne. Também aqui os personagens eram todos animais e as situações de violência eram contornadas de forma subtil. Por essa razão, Boyd ficou conhecido como "o Walt Disney espanhol".


AMADORA BD TERMINA AMANHÃ
Encerra amanhã o 33.º Festival Amadora BD.
No passado fim de semana aconteceu a cerimónia de entrega de prémios que decorreu no núcleo principal do festival, o Sky Skate Amadora Park. 
Aqui deixamos a lista de premiados:
Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português:
"Estes Dias", de Bernardo Majer (Ed. Polvo)
Prémio Revelação:
"O Crocodilo, ou o Extraordinário Acontecimento Irrelevante”, de Francisco Valle e Rui Neto (Ed. Lobo Mau Produções)
Melhor Obra Estrangeira de Banda Desenhada em Português:
"O Relatório de Brodeck" (baseada na obra de Philippe Claudel), de Manu Larcenet (Ed. Ala dos Livros)
Melhor Fanzine / Publicação Independente:
"Ditirambos: Fauna", de Joana Afonso, Ricardo Baptista, André Caetano, Nuno Filipe Cancelinha, Diogo Carvalho, Raquel Costa, Francisco Ferreira, Sofia Neto, Sónia Mota e Carla Rodrigues (Ed. DitirambosBD)
Melhor Edição Portuguesa de Banda Desenhada:
"Tu és a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos", de Pedro Brito e João Fazenda, (Ed. A Seita/Comic Heart)


​ANIVERSÁRIOS EM NOVEMBRO
Dia 01 - Alberto Varanda
Dia 04 - Pedro Brito
Dia 08 - Paulo Monteiro
Dia 14 - João Amaral
Dia 16 - Clarke (belga)
Dia 18 - Rui Brito e Ricardo Neto
Dia 21 - Vassalo de Miranda
Dia 22 - Vítor Teodósio e Cyril Pedrosa (francês)
Dia 24 - Horácio Altuna (argentino) Carlos Laranjeira
Dia 25 - Luiz Beira, Jorge Deoato e José Vítor Silva
Dia 26 - Attila Futaki (húngaro)
Dia 30 - Marcello de Moraes
CR/LB

domingo, 23 de outubro de 2022

ILUSTRAÇÕES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS por José Ruy (17)

Continuo a pequena mostra das ilustrações que executei para um livro do meu saudoso amigo José Antunes, e que espera editor.
É uma coletânea de textos sobre portugueses que em todas as épocas se evidenciaram no mundo.
Agradecemos à viúva de José Antunes a gentil permissão de as podermos mostrar antes da publicação em livro.

E agora viajaremos até à Corte dos Czares da Rússia.

A ideia destes artigos, não é de contar as histórias, mas apenas destacar as ilustrações, que são concebidas para mostrar iconograficamente o que é contado no texto, numa técnica diferente das vinhetas das histórias em quadrinhos, pois estas, por serem em sequência, não precisam de tantos detalhe num só desenho.

E agora, esta portuguesa que na época teve tal êxito no Brasil, que ficou para a História.

Por vezes acontece haver um primeiro inventor de algo que só mais tarde é realizado e divulgado, posto então em prática por outros, e o nome desse último ficar conhecido como tendo sido o «inventor».
É o caso deste português.
Neste caso, este português foi reconhecido como o verdadeiro inventor do telefone, que hoje em dia se transformou no telemóvel, e este em computador de bolso, de que ninguém dispensa.

Continuamos no próximo artigo a apresentar exemplos de desenhos para ilustrar livros de texto, e não «vinhetas de histórias em quadrinhos».

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

NOVIDADES EDITORIAIS (242)

ATENA - ​Edição Gradiva. Autores, sob coordenação de Luc Ferry: guião de Clotilde Bruneau, traço de Carlos Rafael Duarte, cores de Rudy e capa de Fred Vignaux. Tradução de Maria de Fátima Carmo.
Atena, também conhecida como Palas Atena e que terá dado o nome a Atenas (capital da Grécia), era a filha favorita do deus dos deuses, Zeus (
o Júpiter dos Romanos).
Foi venerada por toda a Hélada e em todos os territórios da Europa, da Ásia e do norte de África por onde andaram os Gregos. 
Nunca teve amores, pois era muito ciosa da sua virgindade.
Em contrapartida, era uma poderosa e valente guerreira e frontalmente justiceira. Implacável para quem a ofendesse ou a outros personagens do Olimpo, e generosa e protectora para com valorosos heróis humanos da Mitologia Grega: Perseu, Jasão, Héracles, Aquiles, Odisseu (o Ulisses dos Romanos), Teseu e outros mais.
Com admiração, é meritosamente citada por escritores da antiguidade helénica, como Hesíodo, Homero, Pseudo-Apolodoro,etc.
Muito inteligente e atenta estratega, aplicou-se também na evolução das artes e na firmeza da justiça.
Este belo álbum da série "A Sabedoria dos Mitos" exige uma leitura obrigatória, a bem da devida cultura de cada um.


OS DEMÓNIOS DE ESPARTA - ​Edição Gradiva. Autores, segundo Jacques Martin: argumento de Valerie Mangin, traço de Thierry Demarez e côr de Fabien Alquier. Tradução de Jorge Lima. É o 4.º tomo da magnífica série "Alx Senator".
O enviado romano encarregado de trazer para a capital do Império os livros sagrados da Grécia é assassinado. Para reparar este crime, Alix volta a pegar em armas e a fazer justiça. Mas há um terrível segredo que paira sobre os gestos de derramar tanto sangue...


O ÚLTIMO CONDOR - ​Edição Gradiva. Autores: Matz (argumento), Philippe Xavier (traço) e Jérôme Maffre (côr). Tradução de Jorge Lima. Este tomo, "O Último Condor", é o penúltimo volume da apaixonante série "Tango".
Pelos considerados antigos cenários da América hispânica (maioritariamente) como exóticos, deslumbrantes e encantadores, agora vigoram várias situações de violência e de crimes.
John Tango, tanto corajoso como temerário, aplica-se em busca da verdade e da justiça... sob o belo traço artístico de Philippe Xavier.
A não perder!


OUTRAS BANDAS #8 - Autores: António Coelho, Daniel Maia, Jorge Rodrigues, Maria João Claré, Mário André, Patrícia Costa, Susana Resende e Yves Darbos. Escritores convidados: Liliana Johnson, Patrícia Portela e Travis Johnson; Ilustração de Capa: José Bandeira; Edição/Produção: Daniel Maia e Susana Resende
O fanzine antológico "Outras Bandas" está de volta à comunidade de banda desenhada, com uma edição repleta de histórias inéditas.
Assinado e publicado pelo colectivo Tágide, o "Outras Bandas" #8 reúne seis BD's curtas sobre cenas da vida quotidiana, que variam entre nuances de humor, de desespero e de esperança. O título inclui ainda uma selecção das melhores BD's humorísticas do webcomic “Century One” e uma galeria de fan-art.
"Outras Bandas" #8 vai ser apresentado em Outubro, no 33.º AmadoraBD, com presença dos autores do colectivo e sessão de autógrafos.
Contacto: TagideBD@gmail | TagideBD.blogspot


PRANCHAS DA PRAXE - Autor: Flávio Almeida. Edição: FA Edições.
"Pranchas da Praxe" é o reunir de várias histórias de banda desenhada da autoria de Flávio C. Almeida. Curtas de BD que participaram ou estiveram presentes em concursos e mostras, nacionais e internacionais, e que iam aparecendo nesta ou naquela publicação. Sendo algumas destas pranchas até mesmo premiadas, são quinze bandas desenhadas abordando vários temas e estilos, em uma edição antológica.
Disponível em edição livro ou e-book em várias plataformas e lojas online.

sábado, 8 de outubro de 2022

CAPAS (32) - JOSÉ PIRES

José Pires, em 2013
José Pires, de nome completo José Augusto Direitinho Pires, nasceu em Elvas a 10 de Outubro de 1935 e faleceu em Lisboa a 15 de Julho de 2022.
Nosso parceiro neste blogue, Carlos Rico, aqui editou uma digna e sentida homenagem a 27 de Julho deste mesmo ano.
Ficou-nos para sempre uma imensa saudade, tal como já existe ante outros notáveis da nossa BD, como: Fernando Bento, Vítor Péon, Fernandes Silva, Artur Correia, José Garcês, José Antunes e outros mais.
José Pires que chegou a desenhar argumentos dos francófonos Jean Dufaux e Benoît Despas, também foi editado na Bélgica e em França. 
Com uma admirável obra em várias vertentes da 9.ª Arte, foi homenageado ao vivo na Sobreda, Moura, Viseu e em Lisboa. Está merecidamente citado no BD Gest, na Bedeteca Portugal e na Lambiek Comiclopedia.
Complementando o post acima citado, aqui se registam algumas capas de sua autoria quer versam histórias que ele desenhou.

LB

sábado, 1 de outubro de 2022

BREVES (110)

ARTUR CORREIA – UM MESTRE DO HUMOR

Inaugurou no passado dia 17 de Setembro a exposição de banda desenhada "Artur Correia - Um Mestre do Humor", organizada pelo Clube Português de Banda Desenhada com o apoio da Câmara Municipal da Amadora e a colaboração da Bedeteca de Beja.
Desaparecido em 2018, Artur Correia, co-criador de obras como "O País dos Cágados", "Os Descobrimentos a Passo de Cágado", "História Alegre de Portugal" ou "Esta Palavra Concelho", deixou vasta e importante obra no campo da BD e do Cinema de Animação, tendo o seu talento sido reconhecido e homenageado, por diversas vezes, numa e noutra áreas. 
Esta exposição é mais um exemplo disso e ficará patente ao público até ao dia 12 de Novembro, podendo ser visitada todos os sábados na sede do Clube, na Avenida do Brasil n.º 52, Amadora (antiga sede do CNBDI), entre as 15h00 e as 18h00.


BD PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA EM CUBA... NO ALENTEJO
A exposição "Banda Desenhada Portuguesa Contemporânea” estará patente na Biblioteca Municipal de Cuba até ao final do mês de Outubro.
A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Beja - Bedeteca de Beja e pela Biblioteca Municipal de Cuba inclui trabalhos de André Lima Araújo, Bárbara Lopes, Bernardo Majer, Daniel Maia, David Soares, Diniz Conefrey, Filipe Andrade, Joana Afonso, Jorge Coelho, Marco Calhorda, Mosi, Nuno Duarte, Nuno Saraiva, Pedro Moura, Ricardo Venâncio, Rita Alfaiate, Rui Lacas e Sónia Oliveira.
A Biblioteca terá ainda patente a exposição bibliográfica “Uma Mão Cheia de Autores”, com obras de Alberto Varanda, Alex Gozblau, António Gomes de Almeida, António Jorge Gonçalves, Artur Correia, David Campos, Filipe Abranches, João Fazenda, José Carlos Fernandes, Luís Louro, Marta Teives, Miguel Rocha, Pedro Brito, Pedro Leitão, Pedro Moura e Sofia Neto.
Rica, vibrante, fresca e diversificada… Assim é a nossa BD!


ANIVERSÁRIOS EM OUTUBRO
Dia 02 - Joe Sacco (maltês)
Dia 12 - Siro (francês)
Dia 15 - Derradé
Dia 16 - José Carlos Fernandes
Dia 17 - Augusto Trigo
Dia 19 - 
David Rubin (espanhol) e António Jorge Gonçalves
Dia 21 - Rui Pimentel
Dia 22 - Yuri Jigunov (russo)
Dia 26 - Susa Monteiro
Dia 28 - Denis Béchu (francês)
CR/LB