terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

OBRAS RARAS (8)

Pedro Massano
MATARAM-NO DUAS VEZES - Até agora, e em princípio, é o único tomo da prevista série “A Lei do Trabuco e do Punhal”, por Pedro Massano (com texto de Luís Avelar)...
Este primeiro tomo, “Mataram-no Duas Vezes”, foi editado pela Europress em 1987. Foi grande êxito na altura e, de momento, o álbum envereda pela galeria dos “esgotados” ou muito difíceis de se encontrar.
Tudo ronda num passado mais ou menos recente, quando as guerrilhas políticas e a banditagem desassossegavam o nosso País, que parecia andar “sem Rei nem Roque”. Tempos amargos, de crimes e de angústias para o nosso povo, sobretudo com as acções de João Brandão.
Então, caro Pedro Massano, vamos a essa necessária continuação?


Francisco Marcatti
A RELÍQUIA - É incrível, mas em Portugal é um álbum praticamente desconhecido!...
“A Relíquia” é uma das mais brilhantes obras do nosso grande Eça, com a sua implacável e mordaz crítica social.
No Brasil, nasceu uma divertida e maravilhosa adaptação, em BD, desta obra. Que espanto! Uma monumental paródia a um texto de Eça pelo admirável desenhista Francisco Marcatti.
Teve edição pela Conrad, em 2007. No entanto, é lastimável que esta obra não tenha a respectiva edição no nosso país... Haja Deus!



CONTOS DAS ILHAS - Com edição Asa, em 1993, foi editado um belo álbum, “Contos das Ilhas”, hoje esgotado e avidamente procurado.
Sob coordenação atenta e correcta do argumentista Jorge Magalhães, aqui participam os nossos desenhistas: Eugénio Silva (também autor da capa), com “O Coelho Branco”; José Garcês, com “O Mestre das Artes”; Catherine Labey, com “A Terra dos Enganos”; e Carlos Alberto Santos no seu derradeiro trabalho em BD, com “O Rei de Nápoles”.
Uma preciosidade da nossa 9.ª Arte em quatro episódios distintos! Uma obra que exige uma bem merecida reedição!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário